Ogiva é uma palavra que aparece em diferentes campos. Seu significado irá depender do contexto em que for empregado. Esse termo pode ser encontrado na arquitetura, na área militar, no campo da engenharia, na estatística, dentre outros.
O termo surgiu por volta do século XVIII para designar uma espécie de arco que é definido por um ângulo encurvado, conhecido por arco ogival, arco de ogiva ou por arco quebrado.
Quando usada na arquitetura, ogiva faz referência a dois arcos idênticos que se cruzam na parte mais elevada da edificação. Essa forma de arquitetura era muito comum nas construções de estilo gótico.
No campo da Matemática, para ser mais exato, no campo da estatística, ogivas são gráficos de linhas utilizados para fornecer informações sobre a distribuição de frequência.
Há outros dois tipos de gráficos bem conhecidos nessa área que são os histogramas e o gráfico de polígono de frequência. Sendo que o gráfico de ogiva serve para indicar uma frequência acumulada.
A ogiva nuclear é uma arma militar, isto é, existe uma arma nuclear que fica dentro da capsula de uma ogiva. Os mísseis podem carregar várias ogivas nucleares de uma só vez e quanto mais ogivas elas puderem carregar, maior será o seu poder de alcance.
Por esse motivo, as ogivas nucleares ficaram menores e mais versáteis. Elas se tornaram cada vez mais eficientes no campo de ataque, assim como no campo da defesa.
Atualmente, há nove países no mundo que possuem armas nucleares. São eles: Estados Unidos da América, Rússia, França, Reino Unido, China, Índia, Coreia do Norte, Paquistão e Israel.
A estimativa é de que haja quase 16.000 armas desse tipo espalhadas por estes países.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.