Olho de Hórus é um substantivo masculino.
Olho de Hórus, antigamente conhecido como Olho de Rá, é um símbolo existente desde a época do Egito Antigo e considerado um dos mais importantes e mais poderosos.
Como amuleto, o Olho de Hórus significa poder e proteção. Naquela época, o Olho de Hórus também representava força, saúde, segurança e vigor.
Nos dias atuais, vê-se o Olho de Hórus também como um símbolo contra o mau-olhado e a inveja – desse modo, muitas pessoas optam por carregar esse amuleto em forma de pingente ou até mesmo através de tatuagens.
Para entender o que é o Olho de Hórus deve-se conhecer a história do deus Hórus. Hórus era considerado o deus do sol nascente e era também a personificação da luz, sendo filho de Osíris e Ísis.
A figura do Olho de Hórus tem como representação um olho humano, com sua sobrancelha, íris e pálpebras. Já as linhas abaixo do Olho denotam lágrimas. Essas lágrimas, de acordo com a lenda, simbolizam a batalha contra o deus Seth (deus da violência e desordem e inimigo, portanto, de Hórus) e a dor que o Deus Hórus sentiu ao perder o seu olho esquerdo.
Na verdade, o Olho de Hórus também simboliza o olho do falcão – animal associado ao deus Hórus.
Desse modo, ao arrancar o olho esquerdo de Hórus, foi-se substituído por um talismã – que originou o Olho de Hórus.
O Olho de Hórus também era utilizada pelos egípcios como parte do sistema numérico: as frações eram representadas pelas partes do olho, onde cada parte possuía um valor. Esse uso foi graças ao acontecimento da batalha contra o deus Seth, que como diz a lenda, fracionou o olho de Hórus em 64 partes.
Há a lenda que o Olho de Hórus possuía duas partes, sendo que o olho esquerdo (wedjat) simboliza a lua, enquanto que o olho direito (udjat) simboliza o sol. Para a mitologia egípcia, o Olho de Hórus é sagrado pois simboliza o Universo quando juntos (olho esquerdo e direito).
• O olho esquerdo (lua) de Hórus é a representação da informação abstrata, do lado feminino, bem como o lado onde os sentimentos e a intuição dominam. Além disso, o olho esquerdo também é a representação do poder de visualização do mundo espiritual.
• O olho direito (sol) é a representação da informação concreta (real), do lado masculino, do Universo. Possui o entendimento das palavras, letras e números.
O Olho de Hórus sempre fui utilizado em tradições ocultistas, sendo que ele representava a Onipresença de Deus: aquele que tudo vê, tudo sabe e tudo pode.
Na Maçonaria, portanto, o Olho de Hórus é usado como o “olho que tudo vê” (embora muitos afirmem que isso não é verídico).
Como um símbolo também para os maçons, o Olho de Hórus, nesse caso, significa que eles estão sempre sendo observados por um alguém superior – o Grande Arquiteto do Universo.
Pode-se notar que em alguns casos na Maçonaria, o Olho de Hórus está presente dentro de um triângulo – isso acontece porque o número três é místico para os maçons.
Existe uma teoria da conspiração que aborda os Illuminati e o Olho de Hórus. Essa teoria diz que o Olho de Hórus é um dos símbolos utilizados pelos Illuminati, já que esse grupo é visto com grande poder e influência, sendo capaz de controlar todas as coisas e ver tudo (“o olho que tudo vê”).
Vale lembrar que o “olho que tudo vê” está presente na nota de um dólar americano, também lembrando do Olho de Hórus.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.