Omitir tem significado de “deixar de dizer, escrever ou fazer algo”. É deixar de se manifestar, de expor sua opinião, seu posicionamento em determinadas situações ou assuntos.
O significado de omitir não é o mesmo de mentir. É simplesmente deixar de lado algum assunto que não lhe convém, esquecer por distração, preterir, não mencionar ou apenas silenciar.
Mentir é fornecer uma informação infundada, agir de má fé e prejudicar uma pessoa usando a falsidade. É não dizer a verdade, ser desleal e traidor.
A palavra tem sua origem no latim, “omissus”, que significa deixar escapar, renunciar, perder, não falar de.
Há casos em que a omissão pode ser algo proposital, como por exemplo, uma pessoa ao se candidatar para uma vaga de trabalho, em muitos casos, prefere omitir algumas informações por medo de não conseguir a vaga ou por medo de sofrer algum tipo de discriminação.
Porém, é bom deixar claro que essa estratégia pode ser perigosa, pois ao ser entrevistado, a pessoa irá ser confrontada e se existir alguma discrepância acabará sendo excluído da mesma forma.
Observe alguns exemplos usando o termo omitir:
- “João omitiu que estava doente para que seu chefe não o mandasse embora.”
- “Pedi demissão do meu emprego, mas omiti o motivo.”
- “O motorista omitiu socorro à vítima de atropelamento.”
Na área jurídica, é muito comum omitir algum tipo de informação que o advogado considere desnecessário ao caso.
Há pessoas que ao declarar seu patrimônio a Receita Federal, costumam não informam todos os seus rendimentos, fazem isso para que não tenham que pagar ao fisco. No entanto, se cair na malha fina, a pessoa é condenada a pagar toda a sua dívida com juros e correções.
Omitir é pecado?
De acordo com Igreja Católica, a omissão é considerada um pecado. Inclusive, podemos encontrar passagens na Bíblia que comprovam tal afirmação.
Por exemplo:
“Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” (Tiago: 4. 17)