Ontologia é um substantivo feminino que significa estudo do ser, e faz parte de uma palavra composta pelos termos gregos ontos (ser) e logos (ser).
A mesma consiste em uma parte da filosofia que estuda o significado da palavra natureza do ser, e que tem a ver com a realidade e a existência. Seu estudo engloba questões como qual o significado de ser e a existência de determinadas entidades.
A primeira utilização da palavra ontologia é datada no século XVII – correspondendo à classificação que o filósofo Crhistian Wolf, responsável pela introdução sobre a metafisica, dividindo-a em metafisica geral (que corresponde a ontologia) e as especiais sendo elas:
- Cosmologia racional,
- Teologia racional;
- E Psicologia racional.
Segundo os estudos realizados pelos filósofos gregos Aristóteles, Parmênides e Platão – o significado de ontologia pode ser facilmente confundido com a metafisica que consiste em determinar a busca pelo o que é importante, ou seja, fundamental em diversas entidades.
Pode se dizer que a ontologia é a ciência do ser e trata da realidade, existência e natureza de tudo o que é inerente a todos os seres.
Existem três grandes linhas ontológicas consolidadas no pensamento ocidental segundo a filosofia, são elas:
Ontologia do uno
Essa linha de pensamento ontológico acredita que todas as ideias dominantes vêm do uno, do que se reduz a ele ou a sua manifestação. Tendo como seus principais representantes, Platão, Spinoza, Parmênides, Plotino e Escoto Erigena.
Ontologia do Ser
Segundo essa linha de pensamento, o ser não parte do uno e sim daquilo que ele é, de seus conhecimentos e suas experiências e que a existência de Deus corresponde em grau máximo a maior expressão de todas as substâncias. Seus maiores representantes são: Tomás de Aquino e Aristóteles.
Ontologia do tempo ou devir
Esse é o estudo da ontologia que vem se afirmando desde o começo da era moderna, seus representantes da escola platônica basicamente tentam introduzir novamente a dinâmica do ser enquanto ser, e que todos os substantivos se referem a entidades já existentes, enquanto outros filósofos acreditam que alguns fornecem somente atalhos para a existência ou referência dos mesmos.
Prova ontológica
A prova ontológica basicamente consiste em provar a existência de Deus, através do pensamento humano.
Caracteriza-se da seguinte forma; se a mente humana é capaz de acreditar na existência deste ser de supremo e infinito poder, ele com certeza deve existir, pois a partir do momento que sua superioridade e realidade são contempladas, sua existência é comprovada.
Ontologia jurídica
É uma expressão muito utilizada na área jurídica que significa entender e explicar o direito em sua essência e particularidades, bem como tem a ver com seu estudo e atuação relacionados ao ser humano.
Ontologia na Informática
Na área da tecnologia da informação e ciências da informática a ontologia é vista como um meio de classificação. Ela é usada pra classificar, agrupar e organizar várias informações em seus determinados tipos e classes. Já na área de inteligência artificial e web semânticas, a ontologia é usada para codificar e assimilar certos segmentos para que se possa definir relações existentes em determinados conceitos de um certo domínio.