Ossos do Ofício é uma expressão popular brasileira.
O significado de Ossos do Ofício pode ser descrito como uma expressão que faz referência a uma situação ou atividade desagradável que um profissional se vê obrigado a realizar, pois é inerente de sua profissão ou a uma determinada tarefa.
Essa situação ou atividade pode ser impelida tanto por juramentos, como contratos, bem como pela consciência moral.
Como ofício, pode significar tanto uma ocupação profissional como folha de papel. Antigamente, o processo de produção do papel contava com o pó de tutano para que o papel ficasse branco. O tutano é uma substância encontrada no interior dos ossos e, até algumas décadas atrás, era usado como alvejante graças as suas propriedades.
Pela demora e por ser bem trabalhoso, o processo de clareamento do papel foi o incentivador da criação da expressão “ossos do ofício”, designando toda e qualquer atividade que demandasse alguma dificuldade ou esforço para que o exercício de uma profissão fosse exercido.
Assim, a palavra “ossos” na expressão indica a dificuldade ou mesmo quando um indivíduo não quer fazer algo, mas precisa. Mesmo sendo uma tarefa incômoda ou que demanda um esforço extra, ela não pode ser abandonada, pois faz parte do ofício.
Alguns exemplos de situações que podem ser apontadas como “ossos do ofício” são:
Outra situação “ossos do ofício” para os médicos é quando há ligações de madrugada informando emergência e solicitam a presença do profissional.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.