Osteoporose é uma doença assintomática, ou seja, sem sintomas, que ataca os ossos diminuindo a densidade da massa dentro desses ossos. A osteoporose é o surgimento de ossos vazios e extremamente delicados.
Os ossos são responsáveis por diversas funções no corpo humano como o de sustentar e proteger os órgãos internos, como também a força muscular, ser as reservas de cálcio e até mesmo ser responsável pelos batimentos cardíacos.
Todo ano cerca de 200 mil pessoas morrem devido às lesões causadas pelas quedas e fraturas, isso ocorre principalmente pela falta de um diagnóstico adequado. Por isso é necessário sempre procurar prevenir a osteoporose.
Ela ataca os homens e principalmente as mulheres na pós-menopausa, que é quando os níveis hormonais delas caem drasticamente nesta etapa da vida.
Uma a cada quatro mulheres serão diagnosticadas com a doença. Seus ossos sofrem uma descalcificação tornando-se muito finos, o que contribui para o surgimento de fraturas.
As mulheres brancas, muito magras, que entraram na pós-menopausa, fumantes, com vidas sedentárias e que tenham algum histórico de fraturas anteriores na família estão mais predispostas a sofrerem dessa patologia.
A Densiometria óssea é o exame realizado para diagnosticar precocemente o problema. A reposição hormonal também ajuda no fortalecimento dos ossos.
Osteoporose e como tratar
O tratamento da Osteoporose é feito através de medicamentos e principalmente através de exercícios físicos. Uma alimentação saudável e rica em cálcio e vitamina D também é bastante importante.
A doença não tem cura e seu tratamento deve ser feito por toda vida. Ela não dói, a não ser quando já tenha tido uma fratura e em caso de alteração postural.
Como prevenir a osteoporose
A prevenção é a melhor solução. Ela deve começar desde a adolescência, quando a alimentação precisa ser bem mais rica em alimentos com cálcio e vitaminas D. Praticar atividades físicas, tomar sol nas horas adequadas, não fumar, ter uma boa postura, evitar bebidas alcoólicas e principalmente o café. Usar remédios somente com prescrição médica.