Ouroboros é o símbolo na forma de uma serpente ou dragão que está ligado à sua cauda por sua própria boca, formando um círculo que simboliza o ciclo da vida, a renovação e a eternidade.
Ouroboros vem do grego antigo “οὐρά” (oura), que significa “cauda” e “βόρος” (boros), que significa “devora”, literalmente “aquele que devora a própria cauda”.
Apesar de a serpente ser muitas vezes relacionada a algo do mal como uma forma satânica, Ouroboros faz parte da cultura pré-cristã e isso significa que simboliza algo positivo.
Sua criação está ligada à alquimia, a prática que teria o objetivo de transformar metais em ouro, criar o elixir da vida longa, criar a vida humana artificial e fazer com que a realeza enriquecesse rapidamente.
A forma de Ouroboros dá ideia de movimento e simboliza o ciclo da evolução e a eternidade. Por estar em uma representação não linear, a serpente ou dragão destrói a ideia de tempo no mundo. Não se sabe onde ocorre a fecundação, o nascimento, a morte ou a ressurreição, é um ciclo eterno.
Outra interpretação sugere que quando a serpente morde a própria cauda causa uma mudança na evolução, dando origem a um novo nível da existência humana, bem como o autoflagelo pode significar a auto-destruição.
Ouroboros faz referência à criação do mundo em uma conexão entre Deus e os homens. Existem outras origens como sendo o símbolo do Deus Romano Janus e do Semideus “Aidophedo” que também morde a própria cauda.
O símbolo na forma da serpente mordendo a própria cauda é encontrado em muitos amuletos esotéricos em alusão à criação do mundo e dos signos.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.