Outrossim é um advérbio de modo, com a junção de “outro” (que vem do Latim alter) e do advérbio de afirmação “sim”.
Para entender o significado de outrossim, deve-se compreender como funcionam os advérbios.
Os advérbios são palavras invariáveis, ou seja, não mudam sua forma, mas modificam o sentido de outro termo, como, por exemplo, de um verbo, adjetivo ou até outro advérbio. Os advérbios possuem função de circunstância: de tempo, de lugar, de negação, de modo, de intensidade e de afirmação, conforme o processo verbal se desenvolve.
Nesse caso, outrossim pode significar: além disso, também, do mesmo modo e igualmente.
Outrossim trabalha como um elemento de ligação, que sanciona uma condição de afirmação – ou seja, une ideias, argumentos ou opiniões em uma mesma frase, destacando a afirmação e sua validade.
Usa-se, atualmente, o advérbio de modo outrossim na área do Direito, onde há elaboração de processos ou até mesmo na linguagem discursiva. É também visto ainda em trabalhos acadêmicos.
O termo outrossim acabou se tornando uma expressão antiquada com o passar do tempo, sendo pouco usado na linguagem corrente. Outrossim era uma palavra muito utilizada durante os séculos XVII e XVIII em textos e falas romantizados.
“Outrossim (com sentido de “do mesmo modo”), comunica-se que o paciente está com boa saúde física e mental, não necessitando mais do tratamento previamente estabelecido.”
“Outrossim (com sentido de “além disso”), reitera-se que o combate à exploração ambiental ainda será foco nas próximas reuniões.”
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.