Outsourcing é um termo em inglês que geralmente é traduzido para o português como terceirização, palavra esta que é usualmente empregada no mundo dos negócios e que significa o processo realizado por uma empresa para contratar outra empresa, que possa desenvolver uma certa área da primeira.
Assim, a empresa contratada oferece a sua mão de obra e auxilia a empresa contratadora a se desenvolver melhor no mercado, ou seja, gera-se uma ideia de parceria, onde a empresa terceirizada participa das atividades ligadas ao meio do processo e não como parte da finalização de um serviço ou produto da empresa contratadora.
O Outsourcing é também conhecido como serviço de subcontratação, já que permite a libertação de recursos da empresa e melhor gestão, fazendo assim com que haja maior concentração de atenção e esforços nas áreas de negócio que são, no momento, mais importantes.
O Outsourcing é um modelo de serviço bastante utilizado pelas empresas tendo em vista que uma de suas maiores vantagens é a redução de gastos para a realização de algumas atividades que, de outra forma, poderiam ser mais onerosas.
A economia gerada no outsourcing é devido ao fato que as empresas contratadas ou colaboradoras recebem um valor menor do que os funcionários efetivos ganhariam se participassem desse momento.
Todavia, essa mesma economia poderá ser vantajosa, pois um bom trabalho realizado pode acarretar em novas parcerias e assim a empresa terceirizada pode ainda agregar a sua experiência os novos conhecimentos adquiridos através do trabalho desenvolvido com a contratadora.
Outro fator positivo que é dado ao outsourcing é o fato do aumento de produtividade, uma vez que alguns processos são agilizados, há o aumento da qualidade dos serviços ou produtos, redução de gastos e consequente aumento da lucratividade, além da facilidade de gestão da empresa.
Entretanto, há ainda a questão da responsabilidade que é transferida da contratadora para a contratada, o que para a primeira pode ser visto com uma vantagem. Neste caso, se houver algum problema ou falha na execução do serviço realizada pela contratada, a contratadora poderá até penaliza-la, o que poderá ser para a contratada um ponto negativo.
Por outro lado, algumas desvantagens do processo de Outsourcing também são apontadas como, por exemplo, a perda de controle do gestor em partes da execução do procedimento, o não alcance de objetivos anteriormente estabelecidos e o aumento de dependência da empresa com os parceiros contratados.
Outsourcing e terceirização
Ambas as palavras são frequentemente utilizadas como sinônimo, mas as mesmas possuem algumas diferenças, pois outsourcing no inglês é a junção de duas palavras “out” que significa “fora” e “source” que é o mesmo que “fonte” e assim é considerada como a fonte que está no exterior. Assim é empregada para se referir a contratadora e contratada que possuem origem em países diferentes.
Já a terceirização é um termo utilizado para se referir a este processo em âmbito nacional, ou seja, as duas empresas possuem sede no interior do mesmo país.
Outsourcing de impressão
O termo se refere ao gerenciamento e gestão dos equipamentos de impressão que são realizados por uma empresa contratada, a qual é especializada no setor.
Se uma empresa possui grande volume de cópias de documentos e outros materiais impressos contrata uma empresa que possa gerenciar os equipamentos e insumos. Este tipo de outsourcing pode gerar uma economia em torno de 50% a contratadora.
É comum o uso deste recurso em grandes empresas e repartições que geram grande volume de papeis como é o caso de faculdades, colégios, fóruns, prefeituras e suas secretarias, entre outros.
As empresas que prestam este tipo de serviço também fornecem os equipamentos necessários, cuja disposição é planejada de forma que possibilite maior otimização de espaço e comunicação entre máquinas e gestores.