Outubro Rosa é o nome de uma grande campanha mundial que se realiza anualmente no mês de outubro que visa a conscientização da sociedade, principalmente das mulheres, sobre a importância de se precaver em relação ao câncer de mama.
A ideia de promover ações para a conscientização dos riscos do câncer de mama surgiu em Nova Iork, em 1990, num movimento que ficou conhecido como Corrida pela Cura. Depois, em 1997, duas cidades americanas, Yuba e Lodi, inspiradas por Nova Iork, começaram a promover atividades de conscientização sobre o câncer de mama, escolhendo o mês de outubro para as ações.
A ideia agradou e algum tempo depois o congresso americano determinou que o mês de outubro seria a época do ano em que uma campanha de conscientização acerca do câncer de mama seria feita por todo o país. E a partir daí a ideia se espalhou pelo mundo, e ficou conhecida como Outubro Rosa, por ter a cor rosa como o seu símbolo.
Assim, estipulou-se que todo o mês de outubro fosse dedicado à organização de ações que levem a população a se conscientizar sobre os riscos do câncer de mama, sobre prevenção e o diagnóstico precoce. Durante o Outubro Rosa, também se angariam fundos que ajudam nas pesquisas para a cura e tratamento do câncer de mama.
No Outubro Rosa, a cor rosa predomina em todas as ações e campanhas promovidas. Muitos monumentos ao redor do mundo são iluminados de rosa. Em nosso país, o Obelisco do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, foi o primeiro monumento a receber a iluminação no ano de 2002. Atualmente, diversos edifícios importantes e monumentos em todo o Brasil ficam cor de rosa no mês de outubro, incluindo o Congresso Nacional e o Cristo Redentor.
A cor rosa tornou-se o símbolo do mês de conscientização sobre o câncer de mama depois que a G. Komen Breast Cancer Foundation teve a ideia de distribuir um laço de fita rosa entre os participantes de uma corrida acontecida em 1991 em Nova Iorque, num evento que tinha como finalidade justamente promover a conscientização a respeito do câncer de mama.