Oxente é uma interjeição bastante comum na região nordeste do Brasil e é utilizada com o significado de surpresa, estranheza, admiração, espanto. Praticamente todo o nordeste brasileiro usa muito estes tipos de interjeições como, por exemplo:
- Êpa!
- Vixe!
- Vote! (ô).
- Virche!
- Oxe!
- Êita!
- Vice!
- Arre-égua!
O que é Oxente/oxente significado:
Algumas dessas palavras podem obter outros significados, o que depende do tom de voz e da ocasião em que são expressadas. Em diversas partes do Brasil são encontradas interjeições semelhantes como o “tchê” no Rio Grande do Sul e “uai” em Minas Gerais.
Oxente origem
O termo oxente é o resultado da aglomeração da expressão ó gente que com o passar dos anos foi evoluindo e, por sonorização, chegou para ó xente. De uma maneira mais abreviada esta expressão pode ser colocada apenas como oxe.
Outros acreditam que a origem da palavra oxente veio de uma tentativa dos potiguares ao verem os americanos dizerem “oh shit” (que merda) durante a II Guerra Mundial em que os militares norte-americanos construíram uma base aérea militar na cidade de Parnamirim – Rio Grande do Norte. Assim, como a população nativa do local não conseguia se expressar com a pronúncia correta, eles falavam “oxente”.
Oxente exemplo de uso em frases
Algumas frases que exemplificam o uso do termo oxente são:
- Oxente, amore, você ainda está acordada?
- Oxente, seu pilantra, vá procurar um jeito de ser honesto, vai…
- Oxente, esse rapaz está fingindo e pensa que vou cair na dele.
- Oxente, porque você não foi à festa ontem?
- Oxente, qual o motivo de tanta demora?
- Oxente, o Zeca chegou! Pensei que iria demorar mais.
- Oxente, chame o médico depressa!
- Oxente, mas que prazer reencontrá-lo!
Oxente mainha
Oxente mainha é uma expressão que inclui o significado de “oxente” com o termo “mainha”, uma maneira carinhosa dos nordestinos e baianos chamarem suas mães.
Oxente bichim
Oxente bichim é outra interjeição muito comum no nordeste brasileiro que tem o significado de “poxa vida”, “minha nossa”.
- Oxente bichim, eu também sou pernambucana; visse!
Oxente Mamonas Assassinas
Mamonas Assassinas foi uma banda de rock cômico formada em 1990 na cidade de Guarulhos (SP). A banda gravou um único álbum de estúdio lançado em 1995 que vendeu mais de 3 milhões de cópias em todo o território brasileiro.
O grupo virou uma “febre nacional” e nessa época a homossexualidade no país era muito reprimida, e não se via pessoas falando tão liberalmente sobre esse assunto como nos dias atuais. Os Mamonas Assassinas chegaram como uma banda pitoresca e sem qualquer preconceito com orientações religiosas, raças ou sexualidades, lançando a música “Robocop Gay” que, em um de seus trechos, diz “abra sua mente, gay também é gente, baiano fala oxente e come vatapá”.
Quando estavam viajando de jatinho, depois que terminaram um show em Brasília, o mesmo se chocou contra a Serra da Cantareira em uma tentativa de arremetida e matou todos os membros integrantes da banda que estavam no avião.