Oxidação é um substantivo feminino e deriva-se da palavra óxido. A oxidação é formada por átomos de oxigênio e outros elementos químicos. A própria palavra oxigênio é considerada a raiz da palavra oxidação, já que em grego oxy significa ácido e genes significa formação.
Oxidação é uma palavra usada na área da Química, sendo que há muito tempo, ela era sinônimo de combinação de elementos químicos ao oxigênio. Contudo, graças ao conhecimento adquirido, entende-se oxidação como a perda de elétrons pela combinação com outros elementos.
Ao perder elétrons, ou seja, sofrer oxidação, o composto químico tem seu número de oxidação (NOX) aumentado.
Desse modo, combinar um elemento com oxigênio também é realizar o processo de oxidar, transformando-se em óxido. O elemento que é considerado responsável pela oxidação é chamado de oxidante.
O significado de oxidação também é atribuído a um dos fenômenos ocorrentes na química: a combustão. Considerado como um dos fenômenos mais importantes, a combustão está presente na natureza e nos processos biológicos (exemplo na nossa respiração e na fermentação – quando há liberação de energia).
Na área de bioquímica, a oxidação acontece nos ácidos graxos, aminoácidos e na glicose, entre outros.
A redução é o processo inverso da oxidação, ou seja, o agente oxidante irá resultar a oxidação e sofrer redução, enquanto que o agente redutor causará a redução e sofrerá a oxidação.
Isso quer dizer que enquanto que um elemento perde elétrons no processo de oxidação e o número de oxidação aumenta, no processo de redução acontece o inverno: o elemento ganha elétrons e diminui o número de oxidação!
Com frequência, alguns objetos metálicos são encontrados com ferrugem.
A ferrugem é um processo de oxidação do ferro, pois o ferro perde elétrons, enquanto que o oxigênio os ganha. A ferrugem acontece quando o metal entra em contato com o oxigênio existente na água, fazendo com que o material seja deteriorado aos poucos.
É interessante saber que máquinas e outros objetos feitos de ferro devem receber cuidados para não sofrer oxidação. A melhor maneira é evitar que tais equipamentos não entrem em contato com o oxigênio, realizando, por exemplo, pintura ou cobertura com óleo ou outros lubrificantes.
A oxidação negra é um processo que se realiza em um objeto, para que ele fique com um acabamento negro – de modo que fique mais resistente contra a corrosão da oxidação e evitando assim a ferrugem.
É comumente realizado em ferramentas e outras peças que são necessárias por um longo período de tempo, tais como parafusos e molas.
Cabe entender que existem dois tipos de processos de oxidação negra: quando é feita com temperaturas elevadas (oxidação quente), com temperaturas que variam entre 135 a 140 graus centígrados, e com temperaturas ambiente (oxidação fria).
Ainda existe a oxidação branda, que é um dos tipos de oxidação orgânica. Ela é um dos quatro tipos, sendo que os outros três são: combustão, ozonólise e oxidação energética.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.