Oxidante é o adjetivo que dá nome a tudo aquilo que oxida. Na Química, oxidante é uma substância que causa oxidação.
A substância oxidante é qualquer elemento que ao se combinar com o oxigênio, perde elétrons. Mas a perda de elétrons não está obrigatoriamente ligada à presença de oxigênio, contudo, sempre que se perde elétrons, o elemento tem um maior estado de oxidação.
Logo, apesar das palavras oxidante e oxidação remeterem bastante à palavra “oxigênio”, ele não é necessário para que se tenha esse resultado. Mas antigamente acreditava-se que a oxidação era resultado de uma combinação com o oxigênio e aí está o porquê do nome.
A capacidade que determinada substância tem de perder ou ganhar elétrons é chamada de potencial redox. E as substâncias oxidantes, além de existirem naturalmente, também são criadas pelas indústrias para promoverem alguns benefícios ao homem.
A água oxigenada, por exemplo, que é muito utilizada para mudar a cor de pelos e cabelos, é uma substância oxidante criada por indústrias, bem como as substâncias oxidantes que são aplicadas em piscinas para eliminar elementos contaminantes. Alguns dos oxidantes mais comuns são: ácido nítrico, iodo e permanganato de potássio.
Oxidantes fotoquímicos são os gases poluentes que são formados pelos combustíveis e óxidos de nitrogênio queimados de forma incompleta. Eles contribuem para a poluição da atmosfera e causam um fenômeno chamado smog, que é o acúmulo da poluição do ar nos centros urbanos, que formam uma neblina de fumaça.
Esse tipo de oxidante é ativado pela luz solar e, por esse motivo, recebe o nome fotoquímico (“foto” significa luz).
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.