Padrasto é um substantivo masculino com origem na palavra em Latim patraster, que significa “homem da mãe”. A palavra patraster, por sua vez, origina-se de patre, que significa “pai”.
O significado de Padrasto é em relação a alguém que recebe as responsabilidades paternas mesmo que não seja o pai biológico de alguém. As responsabilidades se iniciam no momento em que há o casamento com uma mulher (ou homem, quando for casamento entre pessoas do mesmo sexo) que já possua filhos de relacionamentos anteriores.
Para que seja considerado padrasto, o pai biológico precisar estar ausente, morto ou que tenha abandonado o filho. Dessa forma, o padrasto é visto como o pai substituto da atual companheira (ou companheiro) e tem os filhos denominados de enteados, devendo auxiliar na criação e no sustento.
No idioma inglês, stepfather é a tradução de padrasto.
Há muita confusão no momento da grafia da palavra padrasto, inclusive no momento da fala. Muitas pessoas acabam escrevendo padastro, mas essa não é a maneira correta. A correta é padrasto, com a consoante “r” na segunda sílaba do termo (pa-dras-to).
É curioso saber que todas as palavras que possuem origem no termo patre têm a sílaba com as consoantes “dr” juntas ao ter a palavra para a língua portuguesa. Exemplos: compadre, padre e padrinho.
Ao falar de forma cultural tem-se uma visão muito depreciativa da figura do padrasto, pois diz-se que ele é uma pessoa má e que maltrata os filhos. Essa visão cultural também pode abordar a figura das madrastas: as mães substitutas.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.