Paralimpíadas é um substantivo feminino plural. A palavra é uma junção dos termos paralelo (da expressão grega para allelois, que significa “um ao lado do outro”) e olimpíada (de Olímpia, região que originou os jogos desportivos em 776 a.C., de olympos).
O significado de Paralimpíadas aborda os Jogos Olímpicos adaptados para atletas que dispõem de alguma de deficiência física ou sensorial.
Desde 2011, o nome passou de Paraolimpíadas para Paralimpíadas, mudança determinada pelo Comitê Paralímpico Internacional (CPI), pois o nome em inglês é paralympics. Na realidade, o vocábulo “paralimpíada”, com a supressão da letra “o” vai contra a evolução natural das palavras em português, conforme a opinião de vários linguistas brasileiros.
Porém, muitas pessoas ainda falam e escrevem da forma antiga: Paraolimpíada.
Independentemente da grafia, as Paralimpíadas, portanto, são o evento esportivo internacional que abrange a participação de atletas com deficiências sensoriais e físicas. Normalmente, estes jogos olímpicos ocorrem no mesmo ano que as Olimpíadas, alguns dias após o encerramento desta.
A mensagem das Paralimpíadas é mostrar que todas as pessoas merecem ser tratadas com respeito, sem levar em consideração suas limitações, raças, sexo, crenças e origens. Cada participante paraolímpico visa mostrar seu valor como pessoa – não só como um deficiente campeão.
História das Paralimpíadas
A história do esporte envolvendo disputas entre atletas com algum tipo de deficiência física abrange pelo menos 100 anos. Entretanto, após a Segunda Guerra Mundial (que durou de 1939 a 1945), as competições para os atletas paraolímpicos ganharam força e se tornaram populares mundialmente.
Curiosamente, o objetivo inicial da criação das competições para deficientes foi para readaptar e estimular os soldados americanos e ingleses que retornaram da guerra com problemas físicos e emocionais.
Em 1960, ocorreram os primeiros Jogos Paralímpicos em Roma, na Itália, com 23 países participantes e 400 atletas inscritos. Desde então, a cada quatro anos, a Paralimpíada é promovida, bem como os Jogos Paraolímpicos de Inverno (sua primeira edição aconteceu em 1976, na Suécia).
Modalidades paraolímpicas
Nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro de 2016, que foi a última edição dos jogos, destacaram-se 23 modalidades adaptadas para pessoas com diferentes níveis de deficiência física e sensorial.
São elas:
- Atletismo,
- Basquete em cadeira de rodas,
- Bocha,
- Canoagem,
- Ciclismo de estrada,
- Ciclismo de pista,
- Esgrima em cadeira de rodas,
- Futebol de 5,
- Futebol de 7,
- Goalball,
- Halterofilismo,
- Hipismo,
- Judô,
- Natação,
- Remo,
- Rúgbi em cadeira de rodas,
- Tênis de mesa,
- Tênis em cadeira de rodas,
- Tiro com arco,
- Tiro esportivo,
- Triatlo,
- Vela, e
- Vôlei sentado.
No quadro de medalhas, o Brasil atualmente conta com 109 medalhas (32 de ouro, 47 de prata e 30 de bronze).