Pay-per-view (PPV) é o nome que se deu a um sistema televisivo.
O significado de Pay-per-view é, traduzindo-se ao português, “pague para ver”, ou seja, é um sistema que pode ser adquirido (comprado) pelos usuários para assistir a uma programação específica que há intenção de ser vista.
Essa programação, portanto, não está inclusa ou disponíveis em canais comuns e nem em programações normais da TV a cabo ou mesmo via satélite.
Pay-per-view é um sistema que existe há mais de 40 anos nos Estados Unidos (mesmo que outro termo definia esse tipo de sistema). Inicialmente, o serviço era usado para se referir aos usuários que compravam jogos da NBA (National Basketball Association, a Associação Nacional de Basquete dos Estados Unidos). A partir dos anos 90, o termo começou a ser difundido graças a empresas como Showtime e HBO que iniciaram o uso desse serviço para exibição de filmes e outras produções.
O pay-per-view é muito usado para comprar o direito de assistir a determinados eventos, como, por exemplo, filmes, campeonato de lutas ou futebol, shows ou mesmo outros programas específicos.
Ao contrário do sistema de vídeo em demanda (que permite ao usuário ver a programação no momento que quiser), a programação é vista ao mesmo tempo por todos que a adquiriram.
Hoje, graças à modernidade, é possível adquirir um programa por meio do controle remoto – a taxa para liberação do programa é adicionada na conta da operadora.
O pay-per-view se torna interessante para quem tem vontade de assistir filmes que foram lançados recentemente nas locadoras e que ainda não chegaram a outros canais. Depois de algum tempo, os filmes são retirados da grade de programação – e não retornam.