Paz e amor é uma expressão. Paz é um substantivo feminino e tem origem no Latim pax, do Indo-Europeu pak-, que significa “paz”. Já amor é um substantivo masculino que vem do Latim amor, que significa “amor”.
O significado de Paz e amor se refere a uma frase associada ao movimento hippie.
Este movimento se sucedeu na metade dos anos 1960 e se caracterizava pela adoção de um modo de vida comunitário de seus membros – era como uma filosofia de vida destes integrantes – onde basicamente viviam como nômades, sempre em comunhão com a natureza, além de serem contrários a todas as guerras e ao extremismo. Além disso, negavam o nacionalismo.
A origem do movimento de paz e amor começou na Inglaterra através de duas organizações que elaboraram uma manifestação na capital, Londres. O que estava em jogo nessa manifestação era uma campanha pelo Desarmamento Nuclear – o símbolo que estava sendo utilizado no protesto era as letras “N” e “D” (de Nuclear Disarmament, em inglês).
Posteriormente, houve modificações pelos membros do movimento hippie nesse símbolo até que o lema atual chegasse ao “paz e amor”. O que se pode afirmar, de modo claro, é que esse lema se refere à ideologia política dos hippies, já que eles sempre lutam pelos direitos civis, além de se mobilizarem por movimentos pela igualdade e pelo antimilitarismo.
Em inglês, paz e amor é traduzido como peace and love.
Símbolo de paz e amor
O símbolo utilizado para designar o “paz e amor” foi criado pelo artista inglês Gerald Herbert Holtom (1914-1985), com a intenção de unir as letras “N” e “D” para a campanha do Desarmamento Nuclear.
Por outro lado, o gesto que comumente se faz para se referir ao “paz e amor” surgiu na década de 1960 pelos próprios hippies durante protestos nos Estados Unidos. O gesto fazia a representação da vitória da paz sobre a Guerra do Vietnã.
Obviamente, o V que é feito com as mãos não é uma invenção desse tempo, já sendo usado há muito tempo para indicar a conquista nas guerras, por exemplo, como no caso da Segunda Guerra Mundial.