Pedigree é o nome que se dá ao certificado de registro de animais de raça pura. É muito comum encontra-lo em cães, gatos e cavalos. O pedigree é um importante documento que apresenta o histórico de um animal e sua linhagem, onde é possível identificar entre três e cinco gerações de um único bicho.
O objetivo do pedigree é apresentar que um determinado animal ou raça mantém preservadas as qualidades essenciais de sua espécie sem nenhum tipo de alteração que envolve desde a mutação genética como o cruzamento com outras raças.
O certificado é emitido pela Confederação Brasileira de Cinofelia (CBKC) que é filiada à Fédération Cynologique Internationale, cuja sede é Thuin, na Bélgica e, a Sociedade Brasileira de Cinofilia (SOBRACI).
O pedigree é concedido ao proprietário de um animal quando este atende todas as exigências básicas da raça como, por exemplo, o tipo de pelagem, a raça e sua variedade, além do proprietário se filiar a um dos órgãos responsáveis pelo assunto e solicitar a Proposta de Sócio.
Este certificado se torna uma espécie de documento de identificação do animal e permite ao seu dono o direito de exercer a função de proprietário que zela por ele.
Muitos proprietários e compradores de animais buscam por espécies que tenham o pedigree devido à valorização que os mesmos possuem. Assim, vender um animal com o certificado é conseguir uma lucratividade bem acima do que uma venda com outro animal sem o certificado.
Curiosamente, o termo pedigree provém do Frances, onde é comum o seu emprego na seguinte expressão “pied de grue” que, ao ser traduzida para o português, é o mesmo que “pé de grou”. O uso desta expressão e seu significado é que nas árvores genealógicas as setas formam pegadas deixadas naturalmente por essa ave.
Pedigree é o nome de uma famosa marca de produtos caninos para os seus diversos portes. Sediada em Guararema (SP) os seus produtos são comercializados em lojas, pet shops e veterinárias de todo o país.