Pedra filosofal é um lendário objeto ou substância que teria poderes de transformar qualquer tipo de metal em ouro ou de produzir o elixir vida. Quando se fala em pedra filosofal, se fala em alquimia. Sendo assim, para alguns, a pedra é um símbolo de sabedoria e entendimento. Para outros, ela é algo que realmente existe, e essa perspectiva inspirou muitos a partir em sua busca.
Como um símbolo, ela significa a capacidade de um ser humano de, através dos anos, acumular um conhecimento tal a ponto de tornar-se capaz de se transformar de um ser bruto e ignorante em uma pessoa sábia e iluminada. Assim, metaforicamente, podemos dizer transformar um metal rude em ouro.
Ainda como um símbolo, podemos entender a pedra filosofal como a sabedoria capaz de fazer com que a vida de uma pessoa se estenda, pois um sábio sabe os caminhos que deve percorrer e os percursos que deve evitar, as pessoas, situações e substâncias que lhe fazem bem e aquelas que lhe trarão coisas negativas. Com esse conhecimento, ele é capaz de prolongar sua vida, é o possuidor, em um sentido figurado, do elixir da longa vida.
Contudo, muitos preferem ver nas histórias sobre a pedra filosofal muito mais do que símbolos ou lendas. No entanto, existem indícios de que houveram homens no passado que tiveram acesso a grandes conhecimentos que se perderam, que tiveram em mãos uma pedra filosofal capaz de produzir riqueza e vida longa, e muitos acreditam que se pode, através de pesquisas e muitas buscas, se encontrar tal pedra.
Dentre as histórias que alimentam especulações sobre a existência real da pedra filosofal, está a de Nicolas Flamel, um alquimista que viveu no século XIV e que encontrou um livro obscuro que depois de traduzido por um sábio judeu, permitiu-lhe criar ouro a partir de metais comuns e viver por muitos séculos juntamente com sua esposa.
Pedra filosofal e Harry Potter
Harry Potter e a Pedra Filosofal é o nome do primeiro livro e do primeiro filme da série Harry Potter, um estrondoso sucesso que reacendeu o interesse pelos temas que envolvem a misteriosa pedra filosofal.