Pedra Polida é nome popular dado a um período conhecido na história que ocorreu entre 13 ou 12 mil a cerca de 4 ou 3 mil anos antes de Cristo. Neolítico é uma palavra formada pelos termos gregos “neo” (novo) e “litos” (pedra), significando pedra nova, que se transformou em Pedra Polida.
O período da Pedra Polida ocorreu antes do desenvolvimento da civilização, sendo uma fase intermediária entre a pré-história e a história humana conhecida. O período foi marcado pelo fim da Era Glacial, quando praticamente todo o planeta ficou coberto por gelo, tendo chegado ao seu final com o desenvolvimento da civilização na Mesopotâmia.
A fase foi denominada pelos historiadores como Pedra Polida em virtude da utilização de pedras que os humanos poliam para fabricar os instrumentos que necessitavam, como machados e lanças.
O período Neolítico ficou marcado principalmente pelo desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais. Entre as principais características desse período, podemos destacar:
As primeiras civilizações conhecidas da história se desenvolveram no período Neolítico, como a Mesopotâmica, entre os rios Tigre e Eufrates, e a Egípcia, no vale do Nilo, na África.
O período imediatamente anterior ao da Pedra Polida foi o período da Pedra Lascada, ou Paleolítico. Esse período teve a duração de dois milhões de anos, sendo denominado como Idade da Pedra, quando o ser humano ainda não havia atingido um grau de inteligência para o desenvolvimento da civilização.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.