Pilantra é um termo usado popularmente para se referir a alguém que não presta, de má índole, que não pensa no próximo, que deseja “passar perna” nas pessoas e assim se conduz de modo a sempre prejudicar alguém, no intuito de se beneficiar.
Pilantra significa também vigarista, desonesto, indivíduo que não possui caráter, corrupto, mentiroso, enganador.
A palavra pilantra em inglês se diz crook, no espanhol ladrón, no francês escroc e no alemão gauner.
Na gramática, a expressão pilantra é classificada como um adjetivo de dois gêneros que serve para indicar uma pessoa que age com maldade com o objetivo de prejudicar os que estão ao seu redor para conquistar algo de maneira fácil e rápida.
Pode-se dizer que pilantra é um termo empregado para se referir a alguém que tem atitude falsa, uma vez que ele demonstra ser uma pessoa que na verdade não é.
A palavra pilantra é muito utilizada na política para fazer referência a alguns que usam de artimanhas para convencerem outros indivíduos a fazerem parte de um projeto ou adquirirem um produto que não corresponde ao que é prometido.
O indivíduo pilantra usa de simpatia, persuasão, astúcia e esperteza com o intuito de conquistar facilmente pessoas inocentes e de boa índole que cedem a sua proposta com objetivo de ajudar ou acreditarem que o que lhes foi proposto irá trazer as vantagens e benefícios prometidos a todos.
Pilantra é um termo comum em palavras da gíria e sua origem é desconhecida.
Pilantragem se refere aos atos contra a honestidade e ética que por vezes podem constituir em crime. Em outras palavras, a pilantragem é a consequência das ações do grupo de pilantras ou do pilantra.
Durante o período do movimento cultural brasileiro denominado Pilantragem, surgiu o grupo musical denominado de A Turma da Pilantragem, criado por Nonato Buzar em 1968, época em que lançou um LP homônimo. Em 1970 o grupo decidiu encerrar suas atividades.
Em 1942 foi criado um personagem de desenho animado chamado de Pimpinho, o Zé Pilantra. O criador foi o cartunista norte-americano Henry Boltinoff.
Pimpinho é um rapaz de cabelos claros, nariz empinado, baixinho e com topete em formato de algodão doce. Zé Pilantra, ou Pimpinho, é um personagem cômico, divertido e ingênuo que normalmente andava vestido com uma gravata borboleta e que se metia nas mais engraçadas confusões.
Pimpinho estrelava uma série de quadrinhos curtas (de aproximadamente uma página) que complementavam as revistas da EBAL, uma editoria carioca.
A Editora no início o rebatizou de Zé Pilantra, porém; após algum tempo percebendo que o nome não era tão apropriado para o personagem, passou a chamá-lo de Pimpinho.
Pilantra tem como sinônimos as palavras:
Os antônimos de pilantra são:
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.