Piriguete é uma gíria brasileira. De forma cultural, o termo pode ter surgido da junção das palavras “perigo” e “girl” (garota, em inglês), com a ideia de “garota perigosa”.
Geralmente, há também o uso diminuto da palavra: “Piri”.
Significado de Piriguete
Piriguete é um termo pejorativo que se tornou popular no Brasil nos últimos anos. É um termo novo criado pela cultura do país, ainda não presente no dicionário de forma oficial, por isso, é um neologismo.
Acredita-se que o termo teve origem nas periferias da região metropolitana de Salvador, na Bahia.
Piriguete é utilizado para descrever um tipo de mulher que tem como característica a futilidade, ou seja, vive preocupada com questões de diversão, festas, baladas e prazer.
Uma mulher piriguete é liberal e independente, sendo que se interessa por relacionamentos sexuais sem compromisso e passageiros – isto é, elas não se apegam emocionalmente e não procuram relações duradouras.
A piriguete não se preocupa com a opinião alheia e só realmente quer ser divertir. Piriguetes podem até conquistar homens casados, não se importando com esse fato. Além disso, o visual que elas empregam também não as preocupam – as roupas de “piriguete” são muito apelativas sexualmente, com o objetivo de atiçar a libido de outras pessoas.
Embora a piriguete não seja bem vista pelo restante do público feminino (e também pelo masculino – que a consideram vulgares ou prostitutas), esse termo é usado em tom de ironia e de gozação. Algumas mulheres ainda sentem orgulho em serem chamadas de piriguetes.
Foi através da música brasileira que o termo piriguete ganhou popularidade, especialmente através da cantora baiana Ivete Sangalo e várias bandas de pagode, sertanejo, entre outras.
MC Papo é um cantor que em 2007 lançou a música “Piriguete” que tomou espaço em festas e rádios populares.