Planejamento estratégico é um conceito bastante comum entre gestores e empreendedores que significa o ato de fazer e pensar planos de forma estratégica.
O significado de planejamento estratégico é:
Isso significa que com uma estratégia bem estruturada uma organização obterá diretrizes e objetivos estabelecidos de forma coerente, além de ações criadas e projetadas para atingí-los.
O planejamento estratégico é bastante utilizado na administração e se refere a uma área do planejamento empresarial que possibilita a gestão de uma empresa de maneira mais facilitada.
Um dos elementos cruciais para empresa de qualquer porte e segmento é a gestão do tempo, vez que é um recurso bastante valioso.
Em uma empresa, é importante também que exista uma área responsável pela gestão estratégica dos riscos.
No marketing, o planejamento estratégico visa atingir os objetivos básicos do próprio marketing, que são:
O futuro de uma empresa depende muito de um bom planejamento estratégico e este tem um papel bem importante na criação de um plano eficaz.
O planejamento se divide em três diferentes e importantes processos para uma organização. São eles:
É focado nas decisões estratégicas que observam os fundamentos estabelecidos para a empresa; valores e missão. Através disso, são traçados objetivos de curto, médio e longo prazo. Envolve os gestores, diretores, sócios e todos os demais colaboradores com poder de decisão.
Esse objetivo empresarial funciona como uma ponte entre o nível estratégico e o operacional. É focado em definir como cada setor irá contribuir para que o objetivo organizacional seja alcançado. O planejamento tático permite um trabalho de médio prazo e envolve coordenadores, gerentes, supervisores e líderes de projetos.
Esse planejamento reúne as pessoas que vão executar o planejamento tático que foi criado conforme o planejamento estratégico, a fim de que a organização alcance suas metas e objetivos de cada uma de suas áreas. Conta com ações de curto prazo e envolve os operadores e técnicos responsáveis por executarem esse planejamento.
As principais etapas do planejamento estratégico de uma empresa são:
O planejamento financeiro é também um processo que faz parte do planejamento estratégico. Para o empreendedor aproveitar todo o potencial de sua empresa, é importante que, na gestão, ele faça um planejamento financeiro empresarial registrando as entradas e saídas de dinheiro diariamente e com rigor para fornecer dados corretos sobre a sazonalidade de vendas e despesas variáveis, e também sobre a atual situação do caixa da organização.
O planejamento estratégico de vendas é essencial para que uma empresa prossiga corretamente no caminho alcançando o faturamento ideal capaz de garantir a sobrevivência do negócio.
A venda é um meio de comunicação com o mercado e depende de profissionalismo, treinamento, produtos, preços e estratégias eficientes; esse é outro motivo da importância de ter um planejamento estratégico de vendas.
O planejamento estratégico pessoal é tão importante quanto o planejamento estratégico empresarial e consiste em uma espécie de plano de vida em que uma pessoa faz uma autoanálise sincera reconhecendo sua essência e alinhando-a com sua missão pessoal.
Esse tipo de planejamento é o ato da pessoa pensar sua vida de forma estratégica, descobrindo seus valores e missão para que alcance mais facilmente suas metas e objetivos.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.