Player é classificado como um substantivo da língua inglesa. O termo vem do verbo to play, que significa “jogar, brincar, tocar”.
O significado de Player se refere a alguém que tem parte em uma partida ou esporte, sendo uma tradução específica para “jogador”, como: football player (jogador de futebol) e basketball player (jogador de basquete).
Player ainda pode ser empregado em situações em que alguém é uma pessoa muito envolvida com alguma atividade ou organização.
Player também pode significar “tocador”, quando esta palavra estiver relacionada ao aparelho portátil reprodutor de músicas ou imagens (tais como o MP3 player) como ao programa de computador que faz a execução de áudio ou vídeo (como o Windows Media Player, por exemplo).
Além disso, player pode ser um determinado músico, um indivíduo que tem a habilidade de toar algum instrumento musical.
De uso antigo, player designa um ator. A palavra também era utilizada nos nomes de algumas companhias de teatro.
Players de mercado
No âmbito empresarial, há a expressão “players de mercado”, que se caracteriza como os grupos que repartem seu conhecimento no mercado crescente situado em uma região que não é tão atraente pelo mercado, porém há grande potencial lucrativo neste local.
Nesse caso, players de mercado são os grandes investidores que possuem um significativo capital que tem a capacidade de modificar a perspectiva na região que optam por representar.
Um player de mercado pode ser de qualquer parte do planeta, fazendo os investimentos na região, que tem a vantagem de não ter qualquer barreira física que faça o impedimento de seus investimentos, dada clara a oportunidade do potencial de uma região.
Atualmente, o setor mais proeminente para a atuação dos players de mercado é o varejista.