PNUD é um sigla para Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Programa é um substantivo masculino e flexão do verbo programar na 2ª pessoa do singular do Imperativo Afirmativo, 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo. Deriva do Latim programma “proclamação, edito” e do Grego programma “escrito dado a público.
Nações é o plural do substantivo feminino nação, e deriva do Latim nasci “nascer”.
Unidas é o plural do adjetivo unida, que deriva do particípio do passado do verbo unir.
Desenvolvimento é um substantivo masculino que deriva da junção de des + envolver, do Latim volvere “fazer girar, rodar”.
O significado de PNUD é a sigla para o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O principal objetivo do PNUD é a promoção do desenvolvimento e a eliminação da pobreza. Também é o elaborador do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). É o PNUD que é responsável por promover os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
O PNUD oferece diversas formas de apoio aos seus países parceiros, fornecendo um trabalho de consultoria nessa cooperação internacional. Por exemplo, no relatório do PNDU 2015 foi abordado o tema “Trabalho como Motor de Desenvolvimento Humano”.
O programa também conta com a plataforma online Atlas do Desenvolvimento, onde são disponibilizados os dados e informações das pesquisas e relatórios do PNUD. O Atlas costuma ser utilizado em programas como IPEA, e JPF.
Ainda no PNUD temos o ODS (Organização de Desenvolvimento Sustentável), que visa a busca por meios de desenvolvimento sustentável aplicáveis.
PNUD e IDH
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado pelo PNDU e pelo Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), vindo da ideia de desviar o foco do desenvolvimento econômico de renda para as pessoas. É calculado por meio de uma avaliação dividida em diversos índices.
Desde 2010 o IDH passou a avaliar por padrão de vida, acesso ao conhecimento e vida saudável.