Poluição é um substantivo da língua portuguesa. Sua raiz remonta ao verbo latino polluere, que quer dizer “sujar” ou “tornar impuro”.
O significado de poluição é muito discutido. De maneira simples, pode ser classificada como poluição qualquer alteração provocada no meio ambiente. Entende-se meio ambiente como um ecossistema natural ou agrário, como um sistema urbano ou até mesmo em microescala. Um meio ambiente em microescala é um que seja reduzido em tamanho, tendo, em geral, apenas organismos microscópicos.
A poluição é capaz de produzir diversas alterações no meio ambiente, seja em proporção, em características ou em dinâmica. A elevação da concentração do dióxido de carbono ou gás carbônico é um exemplo de alteração das proporções de um ambiente tendo a poluição como causa.
A poluição é sempre o resultado da introdução de algo estranho no meio ambiente, sendo isso algo natural ou feito pelo homem. O derramamento de matéria orgânica nos leitos fluviais é algo que modifica o ecossistema da região do rio, tanto de sua margem quanto de suas águas. O vazamento de petróleo bruto nos oceanos é um problema ainda maior, tendo em vista que petróleo não é uma matéria que se decompõe e, por isso, afetará aquele ecossistema por um período de tempo prolongado.
O caso de poluição devido a substâncias que não são orgânicas, ou seja, artificiais, é algo ainda mais complicado e que dificulta mais a recuperação do meio ambiente, pois, por exemplo, agrotóxicos causam muitos danos no solo e embalagens plásticas, além de levarem um longo tempo para se decompor, podem machucar os animais.
Uma das soluções para o problema da poluição que afeta o mundo atual seria o investimento nas cidades sustentáveis. Cidades sustentáveis são ambientes urbanos que reciclam seu lixo e, de forma geral, controlam o impacto que têm no meio ambiente, para que interfiram minimamente possível no ecossistema e no equilíbrio da natureza.
A poluição é uma grande vilã, uma vez que ela é uma das causadoras do efeito estufa, que causa o aquecimento global.
A biodiversidade encontra-se diretamente ameaçada pela poluição. Biodiversidade é o nome dado à variedade de animais e plantas que existem em um ambiente, seja ele aquático, terrestre ou aéreo.
A poluição muitas vezes ameaça a sobrevivência de algumas espécies. Outro problema é que pode favorecer a proliferação descontrolada de algum outro tipo de animal ou planta que, com sua população fora de controle, pode prejudicar a dinâmica do ambiente.
A biodiversidade garante o equilíbrio dos sistemas, para que tudo possa permanecer em harmonia.
A poluição do ar pode causar o que chamamos de chuva ácida. Com os gases modificando a concentração de gases, a atmosfera fica mais ácida. Assim, a água da chuva, ao cair, carrega consigo esses gases.
Muito embora a água da chuva tenha sempre um pH um pouco mais ácido, os poluentes presentes na atmosfera pioram essa acides, deixando a água da chuva capaz até mesmo de corroer construções, monumentos e estátuas.
Cadeia alimentar é o nome dado à forma como os animais se relacionam, em termos de comida. Por exemplo, o leão come o cervo, que come grama. Esse é um exemplo de uma pequena cadeia alimentar.
A poluição pode desequilibrar o ecossistema e, assim, causar problemas na cadeia alimentar. Por exemplo, se a poluição afetar a população de leões, os cervos verão uma diminuição na quantidade de seus predadores naturais. Assim, a população de cervos aumentará. Na minicadeia exemplificada, não é um grande problema. Mas, se cervos fossem carnívoros, a população dos animais que serviriam de alimento a eles seria drasticamente diminuída, talvez até mesmo extinta.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.