Pop-up é uma janela que abre no navegador da internet quando se acessa uma página na web.
O pop-up é utilizado por muitos sites da internet para dar destaque a algum conteúdo, fornecer alguma informação extra, para capturar assinaturas por e-mail, para divulgar redes sociais ou para divulgar anúncios.
Na maioria das situações, quando o pop-up contém anúncios exclusivamente, é considerado por muitas pessoas como indesejado, seja essa janela grande ou pequena, uma vez que elas precisam fechá-la para acessar o conteúdo buscado. Esse tipo é chamado de pop-up ads, onde ads é a abreviatura de “advertising”, que é “publicidade” em inglês.
Por esse motivo, muitos navegadores da internet já possuem a opção que permite que as janelas pop-up sejam bloqueadas automaticamente ao acessar qualquer site, assim os usuários não precisam fechá-las a todo o momento.
O pop-up foi projetado pelo programador estadunidense Ethan Zuckerman no final de 1996, com a intenção principal de exibir anúncios de uma forma que não fosse tão intrusiva como no meio da página inicial de sites na internet, já que há a possibilidade dos usuários fecharem a janela.
E a partir daí outros programadores aprimoraram (ou não) a ferramenta, criando popups em cascatas, popups que se movem na página e as popups que, mesmo depois de fechadas pelos usuários, são programadas para abrirem novamente após alguns minutos.
Todas essas opções contribuíram ainda mais para a má fama dos pop-ups, tornando-os cada vez mais indesejáveis por aqueles que navegam pela internet.