Pressentimento é o ato ou efeito de pressentir ou de sentir antecipadamente algum fato que pode estar por acontecer a qualquer instante ou dias. De certa forma, o Pressentimento é uma intuição, uma suspeita, um presságio.
Geralmente quando uma pessoa diz que está com um pressentimento ela mesma não sabe e nem consegue descrever com clareza exatamente o que sente ou a quem ou o que se refere tal sensação.
Ao longo do tempo, o Pressentimento passou a ser considerado como algo ruim, primeiro pela forma desconfortável que a pessoa sente e lida com a sensação e, segundo por logo receber notícias ruins como acidentes, agressões, e mortes com pessoas de convívio próximo.
Entretanto, o pressentimento pode ser um sinal de que alguma coisa que está por vir pode também ser uma boa noticia. Porém, a diferença entre bom e mau pressentimento reside no tipo de sensação que a pessoa experimenta.
Há ainda duas palavras pelas quais muitas pessoas confundem ou acreditam que é a mesma coisa que pressentimento, trata-se de premonição e presságio. O pressentimento é compreendido como a sensação anterior ao conhecimento real de um fato, onde só é possível qualificar essa sensação como boa ou má, positiva ou negativa.
Já o presságio é uma espécie de sinal que é apresentado a uma pessoa com antecedência em que é muito comum ocorrer como uma visão ou um sonho e nestes casos é possível interpretar para descobrir qual é a verdadeira mensagem a ser passada.
E, a premonição é a forma mais clara e nítida que uma pessoa consegue saber exatamente e que vai acontecer, pois lhe é mostrado nitidamente como será o fato futuro que também é comum de ocorrer através de visões e sonhos.
Qualquer pessoa e em qualquer idade pode ter essas experiências, pois dentre os diversos fatores o que mais determina a ocorrência dessas sensações é o nível de sensibilidade. E, como as mulheres possuem essa característica geralmente mais desenvolvida acabam tendo mais chances de vivenciarem essas sensações do que os homens.