Primor é um substantivo masculino da língua portuguesa. O termo vem do Latim primor, que significa “o que vem antes, o que está em primeiro lugar”.
O que é Primor:
O significado de Primor é uma qualidade do que apresenta excelência, isto é, é tudo aquilo que possui superioridade ou perfeição.
Primor é a designação para sublimidade, o que se atribui a uma obra-prima, aquilo que tem formosura, graça ou beleza, que tem elegância, brio ou esmero.
Por exemplo:
“O garoto buscava um primor em seu texto.”
“Seus poemas são um primor para meus singelos olhos.”
Entende-se que primor é, portanto, um termo positivo que determina um aspecto de certo processo que possui uma realização primorosa, características apropriadas e favoráveis.
Primor também pode indicar alguém ou aquilo que tem magnificência, suntuosidade, que tem um elevado grau de excelência.
Por exemplo:
“Seu filho é um primor em educação.”
“Que primor de monumento!”
Além desses significados, primor também pode significar aquilo que tem delicadeza, excesso de apuro ou perfeição na realização de algo; sutileza de detalhes.
Por exemplo: “Sempre realizei meu trabalho com primor, pois fui instruída deste modo.”
Embora termos parecidos, o adjetivo primordial não possui a mesma raiz etimológica que primor. A palavra primordial vem do Latim promordialis, que significa “relativo ao começo”, de primordium, formado por primus, que é “primeiro, inicial”, mais oriri, que quer dizer “começar, surgir”.
Primor possui alguns sinônimos, que são:
- Apuro,
- Beleza,
- Brio,
- Delicadeza,
- Esmero,
- Excelência,
- Formosura,
- Garbo,
- Graça,
- Perfeição,
- Sublimidade,
- Zelo.
Como antônimos de primor, destacam-se as seguintes palavras:
- Desalinho,
- Descuido,
- Deselegância,
- Desleixo,
- Desprimor,
- Falha,
- Grosseria,
- Impolidez,
- Incivilidade,
- Indelicadeza,
- Limitação,
- Negligência,
- Vulgaridade.
Primor é também o nome de uma marca alimentícia brasileira fundada em 1958, trabalhando com variedades de margarina, farinhas, gordura, arroz, óleo e atomatados. A marca iniciou sua caminhada com o óleo de soja, atravessando a fronteira do Rio Grande do Sul – após a liderança conquistada – chegando até o Rio de Janeiro e, atualmente, ao Brasil inteiro.