Proatividade é um substantivo feminino. O termo está relacionado com a palavra proativo, que por sua vez, vem do Inglês proactive, que significa “previamente preparado para intervir em situações difíceis”.
O significado de Proatividade descreve uma característica ou um comportamento de um indivíduo que consegue antecipar e se responsabilizar pelas próprias escolhas e ações frente às situações impostas.
Ou seja, é uma pessoa que tenta encontrar várias maneiras para solucionar um problema ou mesmo para executar uma ação. Esta é, portanto, uma pessoa proativa.
Proatividade é considerado um termo sinônimo de iniciativa, de superar as expectativas iniciais. É a capacidade de prever algo ou de fazer com que alguma coisa aconteça, é se antecipar às situações.
A proatividade no trabalho pode ser um fator importante durante uma seleção de emprego e há uma busca constante para aprender a como ser proativo. O que pode-se frisar é alguns aspectos de um comportamento proativo são:
- Busca ao máximo mais conhecimento e experiência,
- Antecipação a problemas, sem esperar que haja comprometimento no desempenho tanto pessoal como do coletivo,
- Consegue trabalhar facilmente em equipe,
- Excede as expectativas, pois sente prazer em enfrentar desafios e gosta de se superar,
- Sabe se comunicar e também sabe ser um bom ouvinte,
- É autodidata,
- Tem potencial para se tornar líder,
- Aprecia a diversidade da equipe,
- Não é apreciador da zona de conforto,
- Não teme o feedback.
Afinal das contas, uma pessoa com proatividade será aquela que manterá o equilíbrio diante de qualquer problema iminente que ocorrerá no dia a dia da empresa, enquanto as demais poderão estar apresentando atos desesperadores e piorando uma situação que já é complicada por si só.
Pode existir um funcionário proativo e reativo – enquanto o proativo foi conceituado anteriormente, o reativo é totalmente o oposto deste, sendo aquele que precisa que algo aconteça antes para que tome uma ação efetiva. Isso quer dizer que: o problema precisa vir à tona para que alguém lhe dê a ordem ou permissão para que algo seja feito a respeito.
Isto é: o proativo se antecipa, já o reativo não.
Nesse caso, é fundamental notar que estar no grupo das pessoas proativas é o melhor lado a se escolher, pois demonstra um comportamento decorrente de um estado de consciência, de prontidão e de atitude que permite que uma pessoa consiga prever, reconhecer e assumir responsabilidades em intervir e fazer com que as coisas aconteçam no momento apropriado.
A proatividade não está relacionada com a agilidade de resposta, mas sim quando a ação foi consciente, responsável e se foi direcionada para o melhor resultado possível. Ou seja, proatividade não tem como componente o senso de urgência (a pressa).
A proatividade tem como sinônimo a palavra dinamismo, bem como:
- Ação,
- Diligência,
- Eficácia,
- Eficiência,
- Iniciativa,
- Presteza,
- Prontidão.
É muito comum surgir uma dúvida referente à grafia da palavra proatividade, assim como muitos se confundem entre proativo e pró-ativo. A questão é que, tanto proatividade junto ou separado existem na língua portuguesa.
Contudo, o Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa (VOLP) somente registra a forma junta. Ou seja, entre proatividade ou pro atividade, a resposta correta é a primeira. O termo “pro atividade” separado não existe.
Por outro lado, em relação aos termos pró-ativo e proativo, o VOLP afirma que ambas estão corretas, provenientes somente de diferentes formações. Proativo veio de um neologismo do termo inglês proactive, enquanto que pró-ativo veio de pró- mais o adjetivo “ativo”.