Prospecção é uma palavra proveniente do latim “prospectione”, do verbo “prospicere”, que tem o significado de “olhar à frente, enxergar adiante”, sendo a união de “pro” (à frente) com o verbo “specere” (ver).

O que é prospecção?

Prospecção tem como significado nos dicionários a ação de prospectar ou pesquisar. O termo é muito utilizado na geologia, sendo aplicado para descrever os métodos de descoberta de filões ou jazidas de uma mina.

Na área da geologia, a prospecção é uma atividade que reúne um conjunto de pesquisas e de trabalhos geológicos, tendo como objetivo saber que determinada região possui algum valor econômico para utilização pela indústria.

A prospecção, portanto, é a atividade aplicada na localização de reservas de substâncias valiosas para o ser humano. São originários dessa atividade a prospecção de petróleo ou de gás natural, por exemplo, realizadas pelas empresas petrolíferas, buscando obter informações sobre o subsolo a partir de detalhes da superfície de uma região, sem a necessidade de perfurar o solo, o que geraria custos altíssimos para conseguir resultados satisfatórios.

Os métodos utilizados para a prospecção podem variar de acordo com o solo e com o material buscado no subsolo, como por exemplo:

  • Estudos sísmicos, realizados através da análise da variação de velocidade de propagação de ondas sísmicas, criadas artificialmente, para descobrir o que existe no subsolo;
  • Estudos elétricos, aplicando pesquisas para a identificação de propriedades elétricas nas rochas estudadas, usando métodos como a constante elétrica, atividade eletroquímica ou resistividade elétrica;
  • Estudos gravimétricos, que são métodos baseados em gravimetria, estudando as diferenças na aceleração da gravidade em tipos diferentes de solo, indicando possíveis irregularidades na densidade das rochas;
  • Estudos radioativos, que possibilitam identificar e medir partículas e a radioatividade de alguns minerais nobres;
  • Estudos magnéticos, que podem medir alterações nos campos magnéticos de um determinado local, causados por fenômenos geológicos ali observados.

Recentemente, fotografias de satélite também estão sendo utilizadas como métodos mais práticos e eficientes de prospecção, adiantando o trabalho dos pesquisadores sobre um local onde pode haver a possibilidade de se encontrar petróleo, gás ou minerais necessários para as tecnologias aplicadas para benefício da humanidade.

A prospecção também é uma atividade relacionada com a arqueologia, utilizando técnicas específicas para localizar um depósito arqueológico que tenha valor histórico, notadamente em caso de não haver qualquer vestígio da existência de um local habitado por comunidades primitivas na superfície do solo.

As técnicas mais comuns para a prospecção na arqueologia são as fotografias aéreas ou através de satélite, que podem identificar zonas arqueológicas observando-se irregularidades detectadas num terreno observado. Os arqueólogos também se utilizam de sondas fotográficas, que podem ser inseridas em túmulos ou cavernas, verificando o seu conteúdo, possibilitando o avanço das pesquisas arqueológicas.

Outras técnicas ainda se utilizam de sondas elétricas, de prospecções sísmicas e químicas, servindo para obter informações sobre a área analisada, procedendo-se à análise da composição química do solo, de sua resistência elétrica e do efeito de ondas sonoras que possam mostrar um local com resquícios de civilizações desconhecidas.

Podemos ainda aplicar o termo prospecção quando é realizada a análise dos sentimentos, emoções ou pensamentos de uma pessoa.

Prospecção de clientes

Da mesma maneira como é usada para áreas da geologia e da arqueologia, o termo prospecção também pode ser aplicado para a prospecção de clientes, sendo esta uma ferramenta das mais essenciais para a área de marketing, aplicando-se um conjunto de métodos para buscar, procurar e conquistar clientes ou financiadores para uma atividade empresarial.

No marketing utiliza-se da prospecção de mercado através de técnicas destinadas à análise minuciosa, buscando encontrar as oportunidades oferecidas pelo mercado para novos produtos, novas campanhas e lançamentos.

No idioma inglês, o termo “prospect” também é usado para descrever, dentro da área de marketing, uma determinada pessoa ou empresa que poderá se tornar um cliente em potencial.

O cliente em potencial, ou “leads”, em inglês, é a atividade final da prospecção, servindo como base para a atividade contínua dentro de uma campanha de marketing das empresas, que possibilitam sua sobrevivência diante da acirrada concorrência existente no mercado atual. Para as empresas, a identificação e valorização de pessoas envolvidas ou interessadas em seus produtos, é uma das formas de se manter em destaque no mercado. Essas pessoas, denominadas “stakehorlders”, são conquistadas através de estratégias definidas do marketing, possibilitando conquistar sempre mais espaço, atendendo suas necessidades e as fidelizando aos seus produtos.

O marketing, a cada momento, apresenta novos métodos para realizar a prospecção de clientes, realizando visitas pessoais, utilizando-se do e-mail marketing, criando técnicas para atrair clientes nas redes sociais, postando conteúdo informativo e relevante em blogs e sites, além das novas formas de chegar ao cliente em potencial, possibilitadas pela influência que a internet tem na vida diária de todos.

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