Prurido é um substantivo masculino. O termo vem do Latim pruritus, que significa “comichão, coceira, desejo ardente”, que se deriva do verbo prurire, que é “ter comichão, desejar ardentemente”.
O significado de Prurido determina a coceira ou comichão que acomete a pele.
Prurido aborda qualquer perturbação sensitiva na pele, ou seja, qualquer irritação no tecido epitelial que faz com que a pessoa sinta vontade e necessidade de coçar.
O prurido pode ter inúmeras causas e ainda ser um sinal de vários tipos de problemas. Além disso, a coceira pode iniciar de maneira súbita ou contínua. Algumas das causas mais comuns para o prurido localizado são as próprias doenças cutâneas, juntamente com:
- Dermatite atópica,
- Dermatite de contato,
- Dermatite seborreica,
- Envelhecimento da pele,
- Foliculite,
- Impetigo,
- Irritação por conta do contato com algum produto químico determinado,
- Parasitas e piolhos,
- Pele ressecada,
- Picadas e mordidas de insetos,
- Psoríase,
- Queimadura pelo sol,
- Urticária.
O prurido generalizado, por outro lado, pode ser acometido pelos seguintes problemas:
- Anemia,
- Gravidez,
- Hepatites,
- Icterícia,
- Infecções de infância, como a catapora ou sarampo,
- Insuficiência hepática,
- Insuficiência renal crônica,
- Reações a medicamentos,
- Reações alérgicas.
Há um ciclo vicioso quando uma pessoa começa a coçar, pois há maior irritação da pele, vermelhidão e até o surgimento de fissuras, que pode acender ainda mais coceira.
Prurido genital
Prurido genital, que define mais especificamente a coceira vaginal, é uma irritação ou infecção da pele na região da vagina e da vulva.
Por ser um local que possui de maneira natural uma grande quantidade de microrganismos, a vagina pode ser um lugar propício para o alojamento de alguma bactéria ou fungo.
Por isso, a infecção vaginal por fungo é uma causa recorrente. Além disso, o prurido genital pode ser resultado dos seguintes fatores:
- Menopausa,
- Alguma irritação química, como o uso de duchas, cremes, espumas, etc.,
- Líquen escleroso.
Pessoas que fazem uso de antibiótico, possuem problema de saúde que afeta a imunidade, têm relações sexuais com vários parceiros e sem proteção, bem como utilizar roupas íntimas ou calças muito apertadas têm maior propensão a sofrer com o prurido genital.
Prurido Anogenital
Prurido anogenital é a expressão utilizada para se referir à coceira que se localiza no ânus e períneo. Também chamado de prurido anal, esta condição pode ser contínua ou ainda acontecer somente quando há evacuação.
Destacam-se como causas do prurido anal:
- Diarreia crônica,
- Fezes endurecidas que estão relacionadas ao problema de obstipação crônica,
- Higiene anal frequente com papel higiênico,
- Higiene anal inapropriada,
- Infestação por vermes,
- Intolerância a certos alimentos.