PS é uma sigla de origem latina que significa post scriptum. A tradução da expressão, ao pé da letra, quer dizer aquilo que foi escrito após.
PS é uma sigla bastante utilizada em cartas ou em outros meios de comunicação escrita. O significado de PS é escrito depois.
A sigla começou a ser utilizada em cartas. Quando o remetente já havia escrito toda a carta e assinado, a única forma de incluir qualquer informação era acrescentando a sigla PS, pois as cartas eram escritas à caneta e não havia como apagar.
Em tempos atuais, a sigla pode continuar sendo utilizada em cartas com o mesmo sentido. Em e-mails, porém, seu uso não é necessário, uma vez que é possível alterar o corpo da mensagem quantas vezes for necessário antes de realizar o envio.
Apesar disso, muitas pessoas ainda fazer uso da sigla em meios eletrônicos, demonstrando uma ligação com o passado e com a clássica forma de escrever cartas. É uma questão de estilo, não de necessidade.
A sigla PS foi também utilizada no título de um livro de Cecelia Ahern, PS I Love You (PS Eu Te Amo). A obra da escritora irlandesa foi adaptada para os cinemas em 2007 e estrelada por Hilary Swank e Gerard Butler.
A sigla PS também pode representar outras coisas. A sigla pode, em português, designar Pronto Socorro. Pode ainda ser a abreviação do título de Pastor.
Em inglês, a sigla PS representa a abreviação do livro bíblico dos Salmos (em inglês, Psalms). Em alemão, PS é a sigla para abreviação da potência pferdestärke, que quer dizer cavalos-vapor.
Já no contexto político brasileiro, PS é a sigla do Partido Socialista.
Por fim, PS também é a abreviação (e a logo) do console PlayStation, da empresa Sony.