Pseudônimo é um nome alternativo usado por algumas pessoas que desejam ser reconhecidas por ele. Pode-se também dizer que pseudônimo é o nome ilusório usado em substituição ao seu nome legal.
O significado de pseudônimo, na maioria das vezes, se refere ao fato de um indivíduo ser original e criativo. Normalmente os pseudônimos são nomes criados por jornalistas, escritores, músicos, poetas e outros profissionais que preferem ocultar sua verdadeira identidade com o objetivo de lutar por uma causa.
Há também casos de pessoas ilustres que não podem ou não querem assinar seus verdadeiros nomes em alguma obra. Outras precisam de um pseudônimo para manter o máximo de privacidade e protegerem sua identidade.
O uso de pseudônimos serve também para causar impacto, potencializar as chances de alguém fazer sucesso ou se destacar em determinado meio.
Os pseudônimos são bastante utilizados na área de marketing, vez que o apelido ou nome artístico por si só expressam uma mensagem e assim essas pessoas podem alcançar uma quantidade maior de público. Ou seja, um pseudônimo é considerado mais comercial e de fácil memorização, visto como uma forma de marketing à pessoa em questão.
Pseudônimo é uma palavra que deriva do radical pseudo que tem origem no idioma grego e é muito usado no idioma português brasileiro. Pseudo indica algo que é de mentira, falso. Sendo assim, o termo pseudônimo vem do grego pseudonumos e significa “aquele que dá ou usa nomes falsos”.
Existem vários pseudônimos famosos, isto é, de pessoas ilustres que optaram por não revelarem suas verdadeiras identidades e preferiram ser reconhecidas “se escondendo” atrás de um outro nome. Alguns exemplos são:
Um pseudônimo, embora seja mais utilizado entre os famosos, serve também de recurso que permite alguém ser reconhecido independente de sua fama ou status.
Enquanto os pseudônimos ocorrem quando algumas pessoas criam nomes diferentes para assinar suas obras/trabalhos, os heterônimos são atribuições de outro nome com tendências e qualidades próprias, diferentes das do criador, individuais.
Em outras palavras, os heterônimos vão muito além dos significados de pseudônimo, vez que se trata de uma outra personalidade, um outro nome, uma outra individualidade diferente da do criador. O autor do heterônimo assume outras personalidades como se fossem pessoas reais.
Fernando Pessoa, poeta português, foi o maior e mais famoso exemplo de produção de heterônimos:
O Artigo 19 do Código Civil Brasileiro rege que o pseudônimo recebe proteção legal e não pode ser usado por terceiros sem prévia autorização do titular sob pena de reparação do possível dano causado.
Contudo, um pseudônimo não pode ser adotado como meio de identificação para obrigações da vida civil.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.