Publicidade é uma palavra da língua portuguesa que designa uma área de estudos e de atuação profissional.

O termo publicidade surge em português como uma tradução – ou adaptação – da palavra francesa publicité.

O trabalho de um profissional que trabalha no ramo da publicidade é divulgar, tornar público um fato ou uma ideia.

Em termos bastante resumidos, é possível dizer que publicidade é uma técnica de comunicação em massa que tem como finalidade básica o fornecimento de informações sobre produtos ou serviços com fins comerciais.

Acima de tudo, o trabalho com publicidade é um trabalho com meios de comunicação em massa, lidam com o público.

O publicitário busca atingir um público chamado de alvo, ou seja, o público ao qual aquela determinada publicidade está destinada. O objetivo é sempre o mesmo: convencimento. A publicidade visa convencer o público alvo a comprar um produto, a concordar com uma ideia.

A publicidade também é a área que trabalha com a identidade visual de um produto ou de uma empresa, tornando a marca facilmente reconhecível pelo público.

A publicidade pode aparecer sob a forma de outdoor, página de revista, propaganda na televisão… Em geral ela conta com a marca do produto e uma breve descrição do que ele faz. Muitas vezes há também uma frase de efeito, algo fácil de lembrar e que se relacione com o produto.

A publicidade é veiculada em meios de comunicação de massa, sendo eles os jornais, as revistas, outdoors, rádio, televisão e internet. Além disso, há o que chamamos de publicidade direta, que é a publicidade veiculada por meio de folhetos, cartas, prospectos ou catálogos, que chegam direto na mão do consumidor.

Marketing Viral

Marketing viral, ou publicidade viral, é o nome dado a uma espécie de publicidade que faz uso de técnicas de marketing que exploram o espaço virtual em redes sociais. Esse tipo de publicidade busca alcançar o nível de uma epidemia, no sentido de ser rapidamente compartilhada.

Assim, o objetivo do marketing viral é tornar-se popular e espalhar-se de maneira rápida online.

Publicidade e Propaganda

Publicidade e propaganda podem parecer sinônimos, mas nem sempre. A publicidade visa a venda de um produto, enquanto a propaganda busca passar uma mensagem política, religiosa ou de conscientização sobre qualquer assunto.

Em termos mais simples, a propaganda busca propagar alguma ideia, crença ou teoria. A palavra propaganda surge do latim propagare (propagar) que, por sua vez, vem do verbo “pangere”, que quer dizer enterrar. A propaganda visa enterrar alguma ideia no imaginário popular.

A palavra propaganda foi traduzida em 1597, pelo papa Clemente VII, em virtude da criação da Congregação da Propaganda, que tinha como objetivo espalhar a fé católica.

No Brasil, publicidade e propaganda nem sempre são distintas uma da outra e é bem comum algum usar “publicidade” para se referir a uma propaganda e utilizar “propaganda” para se referir a uma publicidade.

Redação

Publicado por
Redação

Posts Recentes

Sensacionalismo

Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…

5 anos

Barbárie

Barbárie é uma palavra que vem do grego barbaros que significa “estrangeiro, forasteiro” ou, literalmente,…

5 anos

TBT

Tbt é uma das hashtags mais populares das redes sociais. O significado de TBT é…

5 anos

Ansiedade

Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…

5 anos

Cleptomaníaco

Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…

5 anos

Imunidade Parlamentar

Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…

5 anos

Este site utiliza cookies.