Pungente é uma palavra pertencente à classe dos adjetivos e caracteriza tudo aquilo que pode causar uma impressão muito viva e dolorosa, ou mesmo um ferimento profundo.
O que é pungente
A origem da palavra pungente vem do latim “pungens”, e significado de pungente é bastante amplo, podendo se referir a um objeto cortante, ou mesmo a um sentimento que cause comoção intensa.
Significado de pungente
Na antiguidade, ser pungente era a característica de certas substâncias utilizadas para fins medicinais ou encantamentos.
O gengibre, por exemplo, assim como a canela, eram apreciados pelo seu aroma e sabor pungente.
Nas artes, o amor, por inúmeras vezes, foi descrito como uma ação pungente que dilacera o peito e causa sofrimento profundo.
Na literatura, a dor pungente do amor de Romeu e Julieta foi descrita de maneira detalhada por Shakespeare.
Um amor sofrido, marcado pelo intenso, pela dor, pela angústia de não poder se realizar.
O amor, para Romeu, é uma flecha pungente que atinge sem vacilar e, para Julieta é na mais pungente dor que o amor cria viço.
O amor pungente também foi à marca do romantismo e muitos poetas deixaram no papel seu sentimento.
Na música brasileira, a força do termo pungente foi reconhecida pela interpretação dada por Elis Regina aos versos da canção “O Bêbado e o equilibrista”
“Mas sei que uma dor assim pungente/Não há de ser inutilmente”.
Sinônimo de pungente
Os sinônimos mais comuns de pungente são os termos cáustico, ferino, mordaz, doloroso, torturante, aflitivo, sarcástico, cínico, penetrante, agudo e intenso.
Por sua vez seus principais antônimos de pungente são: indiferentes, reservado, insensível, frio, desprendido, desleixado, desinteressado, descuidado, desatento, afastado e negligente.