Puxa-saco é tanto um adjetivo como um substantivo para ambos os gêneros, masculino e feminino. A origem do termo é militar – proveniente de outras épocas quando oficiais em viagem acomodavam suas roupas em sacos. Outro soldado específico era designado para carregar as roupas dos oficiais – ou seja, carregar o saco ou também dito como puxar o saco dos oficias.
Em sentido pejorativo, puxa-saco significa baba-ovo, bajulador ou adulador.
Um indivíduo puxa-saco tem como característica o elogio excessivo para alguém com interesse em obter vantagem para si. O puxa-saco mostra grande admiração para alguém que é superior em alguma hierarquia, tal como um professor ou um patrão.
Um puxa-saco é alguém que possui menos importância dentro de uma hierarquia, que presta favores a alguém superior e possui disponibilidade frequente para tirar proveito de alguma situação.
Outro sentido para o puxa-saco está associado ao artesanato, em relação a um objeto (que pode ser fabricado com diversos materiais, tais como crochê ou mesmo garrafas pet) localizado geralmente nas cozinhas. O puxa-saco, nesse caso, serve para guardar bolsas de plástico no seu interior, de modo que seja possível facilitar a organização.
“Meu colega conseguiu subir de cargo pois ele é um puxa-saco do chefe.”
“Carlos é o aluno mais puxa-saco da escola. Ele bajula todos os professores do seu ano!”
“Muitos puxa-sacos rodeavam o vereador recentemente nomeado.”
“Na família, a maior puxa-saco é a minha sobrinha de 10 anos. Ela sabe que se me bajular muito lhe darei diversos presentes de aniversário.”
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.