QI é uma sigla referente à expressão Quociente de Inteligência.
O significado de QI tem a ver com uma forma criada para medir a inteligência de um humano tendo como parâmetro os resultados obtidos em testes bastante específicos.
O início desses tipos de testes aconteceu nos primeiros anos do século XX, quando Alfred Binet, psicólogo, criou alguns testes simples para que as escolas pudessem aplicar e, assim, identificar estudantes que possuíssem alguma espécie de déficit ou dificuldade de aprendizagem.
Algum tempo depois a expressão Quociente de Inteligência foi criada pelo alemão William Stern, também psicólogo. Foi ele o responsável por propor a relação da capacidade intelectual de um indivíduo com a sua idade física, introduzindo, assim, os termos IM e IC, que querem dizer, respectivamente, Idade Mental e Idade Cronológica.
A partir daí a ideia de utilizar escalas para medir a inteligência foram sendo cada vez mais aceitas e foi o psicólogo Lewis Madison Terman quem propôs escalas de inteligência baseadas em resultados obtidos em trabalhos a respeito de crianças superdotadas. Foi ele o responsável por criar a fórmula matemática para cálculo de inteligência: QI= 100 x IM/IC. Se o valor do QI fosse superior a 140, isso indicaria que a pessoa possui inteligência acima da média. Caso fosse abaixo de 70, o teste apontava para raciocínio lento.
Até então os testes eram realizados apenas em crianças, mas isso mudou quendo David Wechsler criou um teste pensado e desenvolvido para o público adulto, utilizando o WAIS, Wechsler Adult Intelligence Scale, ou, em português, Escala de Inteligência Wechsler para adultos.
Esse teste não possui resultado mínimo ou máximo. Considera-se que qualquer valor igual ou superior a 130 indique um indivíduo superdotado e que qualquer resultado igual ou inferior a 69 indique uma pessoa com deficiência mental. De 70 a 79, é considerado o limite da deficiência, enquanto de 80 a 89 é considerado uma inteligência normal, mas fraca. A inteligência média figura entre 90 e 109. De 110 a 119, o indivíduo é acima da média e, de 120 a 129, possui inteligência superior.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.