Qualidade é uma característica particular de um indivíduo ou objeto.
A qualidade é vista como um conceito subjetivo.
É a propriedade de qualificar diferentes tipos de objetos, serviços, pessoas, etc.
A qualidade é o modo de ser e está diretamente relacionada e à maneira como cada indivíduo tem sua percepção – sobre diversos fatores como: serviço prestado, cultura ou produto.
Tem ligação forte com o termo qualidade as expectativas e necessidades que as pessoas esperam de determinado fator.
Qualidade é um substantivo feminino e significa também um atributo, propriedade, predicado ou condição particular de uma coisa ou pessoa que a diferencia das demais.
A qualidade se refere ao grau de precisão, perfeição oué necessário que esteja conforme a determinado padrão.
Exemplificando:
- Essa água é de excelente qualidade.
- As pessoas daquele país têm ótima qualidade de vida.
- Ana participou da formatura na qualidade de reitora.
- O serviço que João prestou teve uma qualidade impecável.
- Aquele produto é de boa qualidade.
A expressão qualidade possui várias utilizações e a definição dela, algumas vezes não chega a ser tão objetiva e clara.
Qualidade no uso corporativo
Qualidade em relação a produtos e/ou serviços leva diversas definições como eficiência, valor agregado, exigência das normas legais, durabilidade, ausência de defeitos, etc.
Existem ainda as expressões gestão da qualidade, controle da qualidade e garantia da qualidade que são conceitos referentes à qualidade nos serviços e indústrias.
Esses conceitos de qualidade são utilizados em várias áreas de atuação e são mensuráveis através de indicadores de qualidade e normas, por exemplo, a ISO 9001, ISO 14000 e muitas outras.
Gestão da qualidade
Gestão de qualidade é o processo de criar, controlar e otimizar as metodologias da organização sejam elas de produção, marketing, gestão e outras.
Controle de qualidade
São as ações que se referem à medição da qualidade com o intuito de diagnosticar se as exigências estão sendo respeitadas de maneira que levem os objetivos da organização a serem alcançados.
Garantia da qualidade
Garantia de qualidade por sua vez é o conjunto de métodos criados pela organização a fim de promover a integração de alguns elementos como, por exemplo, a estruturação organizacional, o planejamento estratégico, definição de responsabilidades, alocação de recursos, etc.
A garantia da qualidade, de uma maneira geral, envolve atividades planejadas dentro do contexto de qualidade e tem como objetivo promover a confiança de que o projeto irá atender a todos os padrões de qualidade do cliente.
Uma das ferramentas usadas para a garantia da qualidade é a auditoria de qualidade, onde é verificada a conformidade do processo e é possível ainda obter lições aprendidas.
Essas medidas e outras, visam a implementação efetiva das ações de garantia da qualidade que são aplicáveis ao serviço ou produto.
Qualidade origem
A palavra qualidade vem do latim qualitate, um termo desenvolvido por Cícero, quando fazia traduções para Platão.
Também deriva do latim qualitas “qualidade, jeito de ser”.
A base do vocábulo qualidade é o pronome qualis e tem a ver com as perguntas “de que tipo?”, “qual?”, “de que maneira?”.
Qualidade sinônimos
Alguns sinônimos de qualidade são:
- Talento.
- Virtude.
- Excelência.
- Valor.
- Linhagem.
- Estirpe.
- Índole.
- Casta.
- Superior.
- Nobre.
Qualidade é o oposto de fraco, defeito e problema.
Qualidade música
No âmbito musical a palavra qualidade se refere ao valor das vogais quanto ao timbre. São as características da altura, som, intensidade, timbre e duração.