Qualidade de Vida é uma expressão utilizada para verificar as necessidades e as condições de vida dos seres humanos. É um método para verificar o bem estar de um grupo de pessoas e sua relação com o ambiente que o cerca. Ela é baseada no bem estar físico, psicológico, mental e emocional das pessoas.
Essa expressão surgiu por volta dos anos 60, quando o Presidente americano Lyndon B. Johnson disse que não poderia medir os índices da economia baseados nos balanços bancários e sim através da qualidade de vida que era proporcionado às pessoas.
A Organização Mundial as Saúde (OMS) utiliza um método científico para medir o nível da qualidade de vida das pessoas. Ele pode pesquisar um grupo de pessoas ou até mesmo um país inteiro para conhecer seus hábitos, costumes e como isso interfere em sua vida e sua saúde.
Esse método é baseado no conhecimento de seis aspectos centrais: o físico, o psicológico, o nível de independência, as relações sociais, o meio ambiente e os aspectos religiosos.
Há um questionário composto por 100 questões e outro um pouco mais sucinto, composto de 26, os quais são utilizados em nosso país para pesquisar o IDH da população.
Eles podem verificar os relacionamentos sociais entre as famílias, os amigos, assim como pesquisar a respeito da saúde das pessoas e também a respeito da qualidade da educação que estas pessoas estão recebendo.
O que é IDH e o que ele faz
O IDH é o “Índice de Desenvolvimento Humano”. É uma forma como a ONU “Organização das Nações Unidas” analisa a situação das pessoas. Sua função é avaliar a qualidade de vida dos países, verificando o nível de riqueza, de alfabetização, expectativa de vida, índice de natalidade e mortalidade da população, dentre outros fatores.
Qualidade de vida no Brasil
O Brasil está em 70º lugar no índice de qualidade de vida, perdendo para países como Sri Lanka e Cazaquistão. Foram pesquisados o nível do poder de compra dos brasileiros, segurança, qualidade do trânsito, tempo de deslocação entre casa e trabalho e principalmente o nível de poluição. O país com o maior índice de qualidade ficou com a Suíça, logo depois a Alemanha e em terceiro lugar a Suécia.
Qualidade de vida no trabalho
Não havendo uma boa qualidade de vida no ambiente de trabalho, pode acabar surgindo grandes problemas para a vida pessoal e profissional dos funcionários, assim como para a produção e gastos para as empresas com licenças devido a doenças causadas pelo trabalho.
O QVT “Qualidade de Vida no Trabalho” é quem mede e busca alternativas para proporcionar um ambiente de trabalho adequado, onde o índice de satisfação do profissional é verificado em relação ao trabalho que a pessoa desempenha dentro de determinada empresa.
Quando uma empresa investe na qualidade de vida do ambiente de trabalho, ela reduzirá gastos com a saúde, terá profissionais mais empenhados e satisfeitos, aumentando assim, sua produção e diminuindo os seus custos.
Alguns benefícios que podem ser encontrados nas empresas que investem em seus funcionários:
- melhoria da produtividade;
- funcionários mais alertas e motivados;
- melhoria da imagem da instituição ou empresa;
- menos faltas e licenças;
- melhoria nas relações humanas;
- menor taxas de doenças;
- melhora da moral e da força de trabalho.
Qualidade de vida dos idosos
Foi desenvolvido pela OMS um módulo especial para a terceira idade, onde há questões referentes ao estilo de vida que os idosos estão tendo. Se são amparados por familiares, se conseguem se manter ativos, dentre outros fatores que são observados para conhecer sobre o processo de envelhecimento dessa parcela da sociedade.
Qualidade de vida e alimentação
Ultimamente as pessoas têm associado os hábitos alimentares a uma boa condição de vida e saúde. Ter uma alimentação equilibrada hoje em dia é sinônimo de mais saúde, disposição e longevidade. O organismo precisa de certos nutrientes que só uma alimentação saudável, correta e rica em vitaminas, proteínas, entre outros componentes nutricionais podem proporcionar.