Qualidade é uma característica particular de um indivíduo ou objeto.
A qualidade é vista como um conceito subjetivo.
É a propriedade de qualificar diferentes tipos de objetos, serviços, pessoas, etc.
A qualidade é o modo de ser e está diretamente relacionada e à maneira como cada indivíduo tem sua percepção – sobre diversos fatores como: serviço prestado, cultura ou produto.
Tem ligação forte com o termo qualidade as expectativas e necessidades que as pessoas esperam de determinado fator.
Qualidade é um substantivo feminino e significa também um atributo, propriedade, predicado ou condição particular de uma coisa ou pessoa que a diferencia das demais.
A qualidade se refere ao grau de precisão, perfeição oué necessário que esteja conforme a determinado padrão.
Exemplificando:
A expressão qualidade possui várias utilizações e a definição dela, algumas vezes não chega a ser tão objetiva e clara.
Qualidade em relação a produtos e/ou serviços leva diversas definições como eficiência, valor agregado, exigência das normas legais, durabilidade, ausência de defeitos, etc.
Existem ainda as expressões gestão da qualidade, controle da qualidade e garantia da qualidade que são conceitos referentes à qualidade nos serviços e indústrias.
Esses conceitos de qualidade são utilizados em várias áreas de atuação e são mensuráveis através de indicadores de qualidade e normas, por exemplo, a ISO 9001, ISO 14000 e muitas outras.
Gestão de qualidade é o processo de criar, controlar e otimizar as metodologias da organização sejam elas de produção, marketing, gestão e outras.
São as ações que se referem à medição da qualidade com o intuito de diagnosticar se as exigências estão sendo respeitadas de maneira que levem os objetivos da organização a serem alcançados.
Garantia de qualidade por sua vez é o conjunto de métodos criados pela organização a fim de promover a integração de alguns elementos como, por exemplo, a estruturação organizacional, o planejamento estratégico, definição de responsabilidades, alocação de recursos, etc.
A garantia da qualidade, de uma maneira geral, envolve atividades planejadas dentro do contexto de qualidade e tem como objetivo promover a confiança de que o projeto irá atender a todos os padrões de qualidade do cliente.
Uma das ferramentas usadas para a garantia da qualidade é a auditoria de qualidade, onde é verificada a conformidade do processo e é possível ainda obter lições aprendidas.
Essas medidas e outras, visam a implementação efetiva das ações de garantia da qualidade que são aplicáveis ao serviço ou produto.
A palavra qualidade vem do latim qualitate, um termo desenvolvido por Cícero, quando fazia traduções para Platão.
Também deriva do latim qualitas “qualidade, jeito de ser”.
A base do vocábulo qualidade é o pronome qualis e tem a ver com as perguntas “de que tipo?”, “qual?”, “de que maneira?”.
Alguns sinônimos de qualidade são:
Qualidade é o oposto de fraco, defeito e problema.
No âmbito musical a palavra qualidade se refere ao valor das vogais quanto ao timbre. São as características da altura, som, intensidade, timbre e duração.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.