Quão é um advérbio, com origem na palavra latina quam (significando intensidade ou quantidade), falada no Império Romano.
Como advérbio, quão traz diversas ideias de definição, tais como: quanto, que, como, a que ponto, em que grau. Assim, essas definições são sinônimas de quão.
Além disso, dependendo do contexto gramatical, quão pode ser determinado como uma conjunção.
Ainda como advérbio, quão pode e é utilizado em expressões que procuram enfatizar intensidade, bem como para aumentar a qualidade – destacando adjetivos e advérbios que compõem as frases. Um exemplo é: “Márcio não conseguia explicar quão alegre ficou com a notícia dada por seu irmão!”
Formalmente, quão pode ser usado para realizar comparações, especialmente quando se une ao termo “tão”. Um exemplo é: “Felipe é tão belo quão simpático.”
Na linguagem diária, a palavra quão não é tão utilizada, mas nota-se na linguagem escrita um uso comum em músicas, especialmente de cunho religioso. Um exemplo bem conhecido é o trecho (e nome da música): “Quão grande é o meu Deus”.
Neste exemplo, quão poderia ser substituído facilmente por “que” e “como”, porém, o advérbio intensifica e destaca a grandeza de Deus.
Como quão tem como sinônimo o termo quanto, é necessário saber que enquanto a palavra quão é utilizada antes de adjetivos e advérbios, a palavra quanto é usada antes de substantivos – somente quando sua função não for de advérbio.
“Quão triste ela ficou com a notícia da morte de seu querido amigo.”
“Essa conversa é tão inútil quão desagradável.”
“Quão pequena é a quantidade de pessoas que tem uma vida plena?”
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.