Quermesse é um substantivo feminino proveniente do termo flamengo kerkmiss.
O significado de quermesse está relacionado a festa beneficente ou eventos que são realizados com o objetivo de ajudar em obras de caridade como, por exemplo, um leilão de objetos doados, um bazar, etc.
É comum promover quermesses com eventos de diversão e lazer. Normalmente são realizadas ao ar livre.
Embora sua origem esteja relacionada com a Igreja Católica, as quermesses podem ser realizadas tanto pelos seus próprios adeptos quanto por pessoas ou grupos de outras igrejas que buscam praticar alguma causa solidária.
Hoje em dia, o termo quermesse descreve qualquer tipo de evento que tenha algum tipo de diversão, como jogos com prêmios, barracas de sorteios, etc.
A gastronomia é bastante apreciada nas quermesses, pois é possível degustar pratos típicos de várias regiões.
Com o passar do tempo, as quermesses foram perdendo o objetivo religioso e no final da Idade Média essas festas estavam sendo tidas como atentado aos bons costumes.
O rei da França, Carlos V, no século XVI, proibiu que fossem realizadas festas com duração de mais de um dia e impôs duras penalidades aos que resolvem transgredir esse regulamento.
Mas, não demorou muito para que o povo esquecesse esse édito e as quermesses novamente passaram a ser realizadas em vários lugares do mundo.
Quermesse a as festas juninas
Nas quermesses são também apresentadas manifestações culturais, vendas de quitutes, bebidas e outros.
Esse tipo de festividade está ligado a festas populares e também a festas juninas que são bem tradicionais no interior do Paraná e interior de São Paulo no mês de junho.
Durante as quermesses, o local é bem aproveitado com presença de várias pessoas adultas e crianças, são dispostos brinquedos e outros atrativos para que o público possa festejar e assim os organizadores conseguirem sucesso com esse programa cultural.
Significado das festas juninas
Acredita-se que as comemorações das festas juninas tiveram início nos países católicos da Europa, que organizavam os eventos para homenagearem Santo Antônio, São João e São Pedro.
As festas juninas vieram para o Brasil na época dos colonos, trazidas pelos portugueses. São compostas de vários símbolos e cada um deles tem um significado para a festa:
- Fogos de artifício – para espantar os maus espíritos.
- Mastro – está ligado aos cultos agrários onde se expressa gratidão pela fecundação das sementes.
- Quadrilha – dança em agradecimento aos santos juninos.
- Bandeirinhas – atualmente as bandeirinhas só enfeitam a festa por suas cores, mas antigamente eram frases religiosas ou desenhos de santos que ficavam nas bandeirinhas.
- Casamento – dizem que esse elemento é para simbolizar uma jovem francesa que ficou grávida, porém foi obrigada a casar.
- Fogueira – purificar o local.
Quermesses populares
Existem várias quermesses sendo que as mais conhecidas são:
- Quermesse do Calvário.
- Quermesse de Mauá.
- Quermesse de Jandira.
- Quermesse de Garopaba.
- Festa Santo Antônio do Pari.
Quermesse origem
A expressão quermesse vem do holandês kercmisse “festa de dedicação de uma igreja”, de kerck “igreja” mais misse “missa”, veio também do francês kermesse “festa de um padroeiro”.
Quermesse ou quermece
A forma correta é quermesse. Muitas pessoas se confundem quanto à forma certa de escrever essa palavra.
De acordo com as regras ortográficas da língua portuguesa é errado grafar quermece com a letra “c” na última sílaba, pois o correto é quermesse com “ss”.