Quinhão é um substantivo masculino com origem no Latim quinio, que significa “conjunto de cinco”, de quini, que é “a cada cinco, de cinco em cinco”, de quinque, que quer dizer “cinco”.
O que é Quinhão:
O significado de Quinhão é uma parte de algo que foi dividido ou repartido, com a finalidade de entregar o que é de direito de uma pessoa, isto é, seria uma cota ou parcela que uma pessoa recebe por ter direito, em situações em que se há uma divisão de algo, tal como um bem material, do qual esta seria sócia ou mesmo dona. São exemplos: uma casa, dinheiro, felicidade e até mesmo o amor correspondido.
Vale frisar que a definição de quinhão pode exceder a repartição de bens materiais, estando presente para definir responsabilidades ou atividades pertinentes a cada indivíduo em um ambiente de trabalho. Isso quer dizer que, tanto dentro de repartições públicas como empresas privadas, o quinhão é a responsabilidade individual de cada funcionário, em seu respectivo cargo ou função, em contribuir para que a organização se desenvolva.
No sentido figurado, o termo quinhão aparece como o “destino, fado ou sorte” de alguém, ou seja, é o destino ou aquilo que um indivíduo poderá se sujeitar a receber em algum momento da vida.
Quinhão hereditário
Quinhão hereditário é uma expressão dentro da área do Direito. Conforme estipula-se a justiça do Brasil, este seria os bens deixados pelo dono do patrimônio para os seus sucessores que possuem o direito à herança.
Ou seja, é a porção ou parte que cada um dos herdeiros receberá de determinada coisa. É interessante comentar que a herança é conceituada como o conjunto de obrigações, bens e direitos que são classificados como indivisíveis até que ocorra a sentença de partilha entre as pessoas envolvidas no testamento. Esta é uma definição encontrada na fundamentação jurídica e no Direito das Sucessões.
Sinônimos de quinhão
Destacam-se as seguintes palavras como sinônimos de quinhão:
- Contribuição,
- Cota,
- Destino,
- Divisão,
- Etapa,
- Fração,
- Parcela,
- Parte,
- Partilha,
- Porção,
- Prestação.