Rapport é um termo que se origina de rapporter, uma palavra francesa que significa “trazer de volta”.
O significado de Rapport vem do ramo da psicologia (e em áreas correlacionadas) que trata de um método utilizado a fim de estabelecer um link que empatiza e sintoniza com outro indivíduo.
Para melhor entendimento, pode-se conceituar rapport como uma técnica que é capaz de estabelecer contato ou uma sincronização entre duas ou mais pessoas (pois elas têm uma relação amigável), por meio de recepção de ideias e disposição de diálogo. Rapport pode ser útil tanto em relacionamentos profissionais como pessoais.
Teoricamente, o rapport é composto de três comportamentos de cunho comportamental: a atenção mútua, a coordenação e a positividade mútua.
Rapport não é uma técnica empregada para aceitar todas as opiniões e pontos de vista do outro indivíduo, mas sim dar a chance de ouvi-las, compreendê-las e respeitá-las. Mesmo que seja comum, não deve-se “forçar” o rapport e tentar manipular a outra pessoa. É preciso ter interesse em uma ligação verdadeira com o outro indivíduo, mas se esse não for o caso a pessoa reagirá negativamente.
Rapport é um termo encontrado na indústria têxtil, onde significa um padrão de entrelaçamento de um tecido com determinadas cores que serão parte de certa confecção.
Para o mundo empresarial, o rapport é de extrema importância, pois é – frequentemente – usado de forma estratégica nos processos de vendas e negociações. Nesse caso, o indivíduo mostra interesse na opinião e pensamentos de outra pessoa: isso funciona como uma atitude facilitadora em qualquer negociação.
Algumas pessoas criam ligações de respeito e confiança com outras pessoas naturalmente: o rapport se torna algo natural para elas.
O rapport pode estar associado com a sedução em alguns casos, já que ele é usado como uma ferramenta para melhorar o relacionamento a dois ou mesmo para método de conquista.
Rapport é apontado muitas vezes como um dos princípios da Programação Neurolinguística (PNL), que é uma ciência que tem como objeto de estudo a mente humana (que pode ser utilizada reprogramar comportamentos indesejadas).
As técnicas de rapport mais utilizadas atualmente são:
– Postura,
– Expressões faciais,
– Respiração,
– Gestos,
– Entre outros.
Essa técnica faz com que ambos se tornem perfeitamente sincronizados – e é aí que o rapport é estabelecido.
Contudo, a técnica de espelhamento deve ser usada de maneira gradual, isto é, que a imitação aconteça de um elemento de cada vez, pois a pessoa pode perceber e achar que está sendo debochada.
É bastante comum também usar elogios e outras palavras agradáveis como pontos de apoio reais.
Ainda, busca-se identificar coisas que os desagradam, de modo que a afinidade e o vínculo de camaradagem e confiança se tornem mais fortes.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.