Ratificar é um verbo, com origem de duas palavras do Latim: ratus, que significa válido, e facere, que significa ser feito/fazer.
Significado de Ratificar
Ratificar significa confirmar, bem como confirmar, validar ou comprovar algo ou alguma coisa, que foi prometido ou mesmo dito.
Ratificar ainda pode apresentar-se como significado estar de acordo com a verdade.
Desse modo, entender o que é Ratificar é saber que é um termo que autentica um compromisso, ato ou promessa.
Vê-se a palavra ratificar em convenções internacionais, pois diversos documentos, tratados e contratos necessitam de validação após serem elaborados. Um exemplo: “A reunião entre as duas nações terminou com a ratificação do documento de paz”.
Ou seja, ratificar é autenticar ou confirmar um projeto, ato, compromisso ou promessa.
Na área jurídica, tem-se o termo ratificar para confirmar a validade de um compromisso, que foi assumido de forma legal. Um exemplo é um contrato de aluguel.
Retificar x Ratificar
Uma dúvida que acaba se tornando um erro na língua portuguesa é confundir o significado de retificar e ratificar.
Retificar e ratificar são consideradas palavras parônimas. O que isso quer dizer? Ambas, embora possuam pronúncia e grafia similares, possuem significados completamente diferentes. Por isso, muitas pessoas acabam trocando o termo – simplesmente por serem tão parecidas.
No entanto, enquanto que ratificar significa confirmar e/ou validar algo, retificar significa corrigir, emendar, alinhar ou endireitar. Sua palavra deriva da palavra reto (em Latim, rectus – que significa correto, acertado, reto –, e facere – que significa fazer).
Exemplos com o termo:
“Os dados errados foram retificados pelo gestor.”
“O documento mal feito pelo auxiliar precisou ser retificado antes de ser enviado.”