Ratificar e retificar são palavras semelhantes na grafia e na pronúncia, ou seja, elas são parônimas; porém possuem significados diferentes e devem ser usadas em contextos distintos.
Muitas pessoas se confundem as palavras ratificar e retificar fazendo uso delas com o sentido de sua semelhante, o que distorce toda a ideia que se deseja transmitir.
Ratificar e retificar são palavras que existem na língua portuguesa e estão corretamente escritas.
O que diferencia fonologicamente as palavras ratificar e retificar é a troca somente de um fonema, o /a/ por /e/.
A palavra ratificar significa confirmar, autenticar, reafirmar, validar algo ou comprovar.
Exemplos:
A palavra ratificar sempre assume o sentido de aprovação, comprovação ou confirmação com o que já foi dito, feito ou prometido.
O uso do verbo ratificar é a autenticação de um ato, de um compromisso, de uma palavra dita.
O vocábulo ratificar ainda é bastante usado em contratos, tratados ou documentos do governo, quando esses precisam ser tornados válidos.
Em convenções, no geral, também é comum a utilização da expressão ratificar– quando se valida o que foi tratado anteriormente.
Já a palavra retificar se refere ao ato de corrigir ou emendar, endireitar ou alinhar algo, tornar reto.
Alguns exemplos de frases com a palavra retificar:
É usual o emprego da palavra retificar nos textos da lei para indicar, por exemplo, que o juiz determinará que o perito retifique a avaliação observando os fundamentos de uma decisão caso a impugnação seja julgada procedente. (CPC, art. 1.009, § 2º).
Uma situação muito encontrada no Brasil é a utilização do verbo retificar no sentido de alinhar ou recondicionar o motor de um automóvel, isto é, deixá-lo em perfeito funcionamento.
Exemplo:
Outro significado da palavra retificar é encontrado em algumas ciências como, por exemplo, em geometria – que significa estabelecer a extensão de um arco em uma curva, em eletrônica retificar significa alterar a corrente alternada para contínua e em química quer dizer fazer a purificação por meio da destilação.
Ratificar vem do latim ratificare “confirmar, aprovar”, de ratus “fixo, válido, aprovado”.O final dessa palavra é da raiz do verbo facere que significa “fazer”.
O termo ratificar foi muito utilizado na idade média entre os nobres e padres para se referirem à validação, reafirmação ou confirmação de alguma coisa.
A palavra retificar também tem origem no latim e é o resultado composto de rectus “acertado, correto, reto” com o verbo facere “fazer”.
Daí a palavra retificar assume o papel de corrigir ou emendar, alinhar ou endireitar algo que não foi ou está sendo executado da forma correta.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.