Recalcado é um substantivo masculino e também um adjetivo. O termo tem origem na palavra em latim recalcare, onde resignifica por inteiro e calcaresignifica pisar ou pisotear.
O que é Recalcado?
O significado de Recalcado possui diversas variações na língua portuguesa atual.
A definição mais conhecida é que recalcado significa algo que foi calcado várias vezes e com mais força, que sofreu recalcamento, como, por exemplo, um terreno recalcado.
Além disso, recalque é um termo utilizado na Engenharia, sendo que é uma das principais causas de rachaduras presentes em construções – que pode ocasionar desmoronamento. O melhor exemplo de recalque ainda é a Torre de Pisa, situada na Itália – a torre inclinada ainda está de pé graças a própria engenharia.
Outro uso para o termo recalcado é indicar uma pessoa invejosa ou reprimida em demasia (sendo que esta possui características de baixa autoestima, timidez e isolamento), que não possui capacidade de manter uma relação de afeto, sempre criticando e insultando outros indivíduos.
O termo recalcado também está presente na área da Psicanálise, onde aborda o seguinte significado: pessoa que padece/sofre de recalcamento.
Quem iniciou os estudos sobre o recalque na Psicanálise foi Sigmund Freud, que alegou que os problemas de personalidade criavam um mecanismo de defesa mental para proteger o indivíduo contra ideias que afetam o desenvolvimento, consideradas inaceitáveis e que não são compatíveis com a própria personalidade.
Freud afirmava que, embora a pessoa criasse esse mecanismo de defesa contra estas ideias, elas ainda eram mantidas inconscientemente, como é o caso de desejos, lembranças e emoções – gerando conflitos com a própria imagem que a pessoa tem de si mesma e atrapalhando sua convivência com os demais.