Receitas e despesas são os ganhos e os gastos de uma pessoa física ou jurídica. São termos do mundo das finanças e da contabilidade e são os dois elementos mais importantes na determinação do sucesso de uma empresa e da saúde financeira de uma pessoa, pois se a receita é maior que a despesa as coisas vão indo bem, contudo se as despesas superam as receitas, algo precisa ser corrigido nas operações da empresa ou nas contas do indivíduo.
Qualquer empreendimento comercial se manterá no mercado se conseguir manter suas receitas superiores às despesas. Sendo que a receita é toda a arrecadação de uma empresa com a prestação de serviços ou a venda de produtos. As receitas são então o montante financeiro conquistado pela empresa em determinado dia, mês ou ano.
Para que uma empresa possa prestar serviços ou vender alguma coisa e com isso gerar receita, ela precisa fazer alguns gastos, como pagar a luz, combustíveis, funcionários, cafezinho e etc. e a soma de todos esses gastos constituirão as despesas da empresa.
E assim podemos dizer que se as despesas são iguais à receita o resultado das operações da empresa são nulos. Se as receitas são maiores que as despesas teremos lucro ou superávit, e se as receitas forem menores que as despesas, o resultado será prejuízo ou déficit.
Pode-se dizer que as receitas equivalem às entradas de recursos e as despesas equivalem às saídas de recursos de uma empresa, contudo, no âmbito das finanças e da contabilidade, entrada e saídas são um conceito diferente de despesas e receitas.
Vemos então que nem todas as entradas podem ser entendidas como receitas, pois, por exemplo, um empréstimo com o objetivo de realizar investimentos ou pagar dividas representa uma entrada de recursos para a empresa, mas é diferente de uma receita, pois esse é um dinheiro que não foi obtido pela atividade empresarial e que deverá ser devolvido à instituição financeira.
Para entender melhor a diferença entre entradas e saídas e despesas e receitas, podemos dizer que qualquer recurso que entre no caixa da empresa é uma entrada, podendo essa ser uma receita ou não. E qualquer recurso que saia do caixa é uma saída, sendo esse uma despesa ou não.
E se podemos entender o conceito de despesa e receita do ponto de vista empresarial, podemos aplicá-lo também numa perspectiva individual ou pessoal. Assim, a despesa é tudo o que uma pessoa gasta com alimentação, moradia, lazer, transporte e etc. São exemplos de despesas pessoais, gastos com aluguel, gastos com passagem de ônibus ou com o abastecimento do veículo, ingressos para teatro ou cinema, mensalidade escolar, academia e muitos outros.
Quanto a receita pessoal seria tudo o que serve como fonte de renda, em geral o salário, contudo, podem ser receita o rendimento com investimentos, ganhos como freelancer, rendimentos com pensões e aposentadoria, ganhos com alugueis, ganhos com ações e etc.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.