Reciclagem é um substantivo feminino.
O que é Reciclagem:
O significado de Reciclagem pode ser apontado como um processo que objetiva transformar materiais usados em novos produtos com vista a sua reutilização.
Reciclagem, portanto, é uma série de procedimentos que possui o intuito de reaproveitar materiais usados e considerados inúteis. Dessa maneira, é possível perceber que o conceito de reciclagem aborda a transformação do material em algo igual ou até mesmo sem relação com o anterior – sendo que a conceituação é diferente da reutilização, pois reutilizar um material não é transformar em um novo produto, mas sim utilizá-lo na mesma função ou em outras.
Um exemplo de reutilização são garrafas utilizadas como objetos decorativos.
Materiais que seriam destinados ao lixo podem ser reaproveitados através da reciclagem. Essa atividade promove grandes vantagens:
- Utilização mais racional dos recursos naturais não renováveis – há maior conscientização e serve como um alerta sobre a importância da preservação do planeta,
- Redução na poluição que afeta o solo, o ar e a água,
- Diminuição de custos de produção para a indústria,
- É fonte de renda para o terceiro setor,
- Graças à preservação das condições ambientais, há melhor qualidade de vida para a população.
Na segunda metade do século XIX, durante a Revolução Industrial percebeu-se o aumento significativo na produção de lixo, o que causava enormes problemas sanitários – nessa época já era necessário programar novas medidas para descomplicar a situação de vários bairros operários e nobres.
Já no século XX, o problema do lixo já não era exclusivamente sobre os materiais orgânicos. Até mesmo o lixo industrial virou uma grande complicação. A reciclagem, assim, surgiu como uma alternativa para evitar que o lixo fosse descartado de forma irregular no meio ambiente, prejudicando flora e fauna.
No Brasil, foi estipulado que a separação dos resíduos fosse feita através de uma seleção de cores dos depósitos para que os resíduos sejam encaminhados corretamente:
- Vermelho: para plástico,
- Azul: para papel e papelão,
- Amarelo: para metal,
- Verde: para vidro,
- Preto: para madeira,
- Laranja: para resíduos perigosos,
- Branco: para resíduos dos serviços de saúde,
- Roxo: para resíduos radioativos,
- Marrom: resíduos orgânicos,
- Cinza: para resíduos gerais não recicláveis.
Para se ter uma ideia, alguns resíduos podem demorar uma grande quantidade de tempo para ser absorvidos pelo meio ambiente. O papel, por exemplo, leva de 2 a 4 semanas; entretanto, plástico pode levar 40 anos para se decompor, enquanto que alumínio pode levar até 100 anos.
Todas as embalagens recicláveis possuem o símbolo mundial de representação da reciclagem: um triângulo de três setas pretas, dispostas em sentido horário. As três setas servem para representar a indústria, o consumidor e a reciclagem, ou seja, as três fases do processo: quem fabrica, quem consome/usa o produto e quem transforma o produto.